quinta-feira, 21 de março de 2013



Hoje, falamos de Saúde Mental!

Excepcionalmente, hoje o Canto lança um texto à Quinta-feira, por razões logísticas. E o texto de hoje vem a propósito da rubrica "Os Doutores", integrada no programa "Boa Tarde" da SIC, onde um painel de médicos especialistas ajuda na resolução de variados problemas e questões de saúde, numa linguagem acessível ao público em geral. São eles: um internista, uma ginecologista/obstetra, um dermatologista, um pediatra e um dentista.

Desde já esclareço que não pretendo fazer qualquer tipo de publicidade ao programa em questão, nem tão-pouco algo me move contra os profissionais da dita rubrica. Muito pelo contrário. Tenho um profundo respeito pela Medicina em todas as suas especialidades, e desde já louvo e agradeço o serviço que esta Equipa médica está a prestar.

O objectivo deste meu texto prende-se com a falta de atenção que, no meu entender, foi prestada a um componente fundamental da vida em geral: a questão da Saúde Mental.

Enquanto psicólogo clínico, não posso deixar de salientar que, falando-se tanto hoje em dia da questão da saúde mental (aumento de depressões, suicídios, problemáticas ansiosas, consumo de medicação psiquiátrica nas suas diversas valências) um programa destinado ao grande público não inclua, em complemento à Equipa médica actual, um psicólogo clínico e um psiquiatra. Parece-me uma falha importante - e grave.

Sabemos que, hoje em dia, os indivíduos com transtornos do foro mental continuam a ser vistos, por larga margem da sociedade, como pessoas "diferentes", com "fraquezas da cabeça", padecendo de males dos quais, se calhar, ainda falta a coragem para debater em público e encarar a questão de frente, sem tabus e sem rodeios. Nesta profunda crise em que vivemos, a questão da Saúde Mental não pode nem deve permanecer "ao largo" do debate social, profissional e mediático.


O Canto da Psicologia
Dr. Nuno Marques


Sem comentários:

Enviar um comentário