sexta-feira, 27 de junho de 2014







Gesto de Consumo"
26 de Junho - Dia Internacional Contra o Abuso de DROGAS

Num momento em que o consumo de substâncias tem disparado, importa relembrar, em datas como a de hoje, a dor mental que está associada a todos aqueles que dependem de gestos de consumo.
Numa sociedade onde impera uma velocidade frenética - no quotidiano, nas relações - e onde se cultiva uma lógica de imediatismo, a droga funciona como uma aliança capaz de preencher um vazio interno insuportável. Assim se consome haxixe, cocaína, heroína, mas não só: também a dependência de antidepressivos e ansiolíticos deverá ser pensada nesta incapacidade do sujeito em suportar a sua dor, anestesiando-se e adormecendo a vida e a morte que o habita.
Continuamos a considerar que o caminho de recuperação deverá convergir, em todas as dependências, na reconstrução do Eu, trabalhando a estrutura do sujeito e transformando a dor e o espaços vazios, por forma a que lhe seja possível retomar o seu caminho autonomamente! Só deste modo podemos pensar numa verdadeira harmonia psíquica, tantas vezes adiada com estas muletas bamboleantes.

Não fique indiferente!


O Canto da Psicologia

Sem comentários:

Enviar um comentário