sábado, 25 de outubro de 2014

Dia Mundial do Combate ao Bullying





Em dia de Respostas à nossa "Caixa de Perguntas" semanal, estamos por aqui a relembrar que esta semana se celebra o DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING.

Portugal é um dos países com maior incidência desta problemática no contexto escolar. Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros. Violência e ataques físicos, ameaças e intimidações, exclusão do grupo de colegas, humilhações verbais, apelidos e insultos são algumas das formas desta prática.

É uma forma de pressão social, que acarreta muitos traumas na vida dos alunos que, diariamente, convivem com esta realidade. Na dinâmica do Bullying, alguém sofre de maneira directa as consequências da agressividade dos outros – a vítima, a qual vai julgando internamente que os adultos não serão capazes de compreender. Assim se vai silenciando uma dor que deixa mazelas!

Efetivamente, o Bullying pode ser, por si só, ser causador de perturbação emocional na vítimas, incluindo, também, a quebra do rendimento escolar. Baixa autoestima e Insegurança, Isolamento, Medo e Angústia são alguns dos sinais que podemos ir percepcionando nestas crianças. Simultaneamente, a falta de vontade em ri à escola, dificuldade de concentração e mudança de humor repentinas são outros dos sintomas que se podem verificar. Enquanto pai, enquanto educador, enquanto colega: esteja atento e não compactue com o sofrimento do outro!
Pelo combate ao Bullying e pelo bem-estar emocional de todos.


O Canto da Psicologia,


Dr.ª Joana Alves Ferreira









Sem comentários:

Enviar um comentário