quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Tudo o que a nossa mente é capaz de construir...

 



O início de um processo Psicoterapêutico traz consigo muitas expectativas, idealizações e questões.

Quando imaginamos ir ao Psicólogo, muitas vezes, esperamos uma alteração de comportamentos ou do fluxo de pensamento rápido e imediato; muitas vezes esperamos respostas diretas  por parte do Psicólogo que nos acompanha.

A função do Psicólogo é acima de tudo ajudar a pensar e a compreender-nos. Ajuda a transformar pensamentos, ajuda a pensar sobre nós próprios, sobre as experiências pessoais, as emoções, os pensamentos, os comportamentos, os desejos, as fantasias, as idealizações: tudo o que a nossa mente é capaz de construir. É com esta pessoa que não tememos ser verdadeiramente sinceros e transparentes, com quem podemos partilhar o que nunca partilhámos: dúvidas, crenças, pensamentos, inseguranças, fragilidades. Uma certeza podemos ter: a pessoa que nos ouve e está à nossa frente não vai julgar nem condenar; vai acolher, escutar ativamente e abraçar as nossas palavras e emoções, cumprindo sempre os princípios éticos da privacidade e da confidencialidade.

 

Quanto às respostas..? Bom, elas surgem no decorrer do processo terapêutico. O aumento da capacidade de nos pensarmos, as questões que vão surgindo e o entendimento de tantas outras vão abrir caminho para as respostas ou alterações procuradas.

 

Acrescentamos ainda a importância da pergunta: muitas vezes pretendemos encontrar uma resposta a um porquê e existem muitas mais interrogações que podem e, quem sabe, devem ser colocadas! No fim de contas o aumento do autoconhecimento e do bem-estar emocional são os objetivos últimos e nem sempre advém de uma resposta direta mas sim de uma associação de pensamentos trabalhados e devolvidos em setting terapêutico.

 

 O Psicólogo é quem que ajuda na compreensão das necessidades, dos padrões que vivemos e adoptamos. Alguém que nos ajuda a pensar e a questionar o que antes não era questionado, tendo sempre como finalidade o bem-estar emocional.

 

 Drª Inês Almeida

O Canto da Psicologia




Sem comentários:

Enviar um comentário