sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Terapia do Palato


Caracoletas Mostardadas


Ainda com areia no pé e cheiro a praia um ligeiro aroma a petisco acompanhou este paladar até ao divã. Num petisco que se come sem desejar terminar, vai dando água pela barba na hora de molhar o pão torrado no caldo amarelado. As Caracoletas ou se adoram ou nem velas, mas assadas...caiem sempre como pérolas num colar.

1Kg de Caracoletas grandes 
2 dentes de Alho 
Manteiga
1 colher de chá deMostarda Dijon
1 colher de sopa de Cognac 
Salsa 
Piri-Piri q.b.
Sal q.b.
Manjericão
Raspas de laranja

Lave as caracoletas muito bem em água corrente depois por várias águas com sal grosso, e volte a lavar só com água. 
 [São matreiras e gostam de acumular areia nas espirais da sua "casota".]

A chapa já à espera em braza, tempere na hora as caracoletas com sal e uma pequena porção de mostrada à porta da casquinha.  Coloque as caracoletas viradas para cima, para que elas ao sentir o calor saiam facilmente para fora. Então já depois de mortas vá voltando as caracoletas até estarem bem assadas. 

O pão já a torrar começa a chamar pela manteiga. E então o belo caldinho amarelo começa a fazer-se bom...Pique o alho muito bem picado, junte a mostarda,  a manteiga derretida, uma pedra de sal, o cognac e um pouco de piri-piri. Misture tudo muito bem e leve a aquecer em lume brando para apurar e finalize em grande com umas folhas de manjericão e raspas de laranja para travar os aromas fortes.

Deixe o seu palato a levitar...
Boa Sessão
 

Sem comentários:

Enviar um comentário