quarta-feira, 6 de agosto de 2014






A Caixa das Perguntas hoje propõe a Dislexia enquanto tema para reflexão.

As dificuldades de aprendizagem em geral são uma valente dor de cabeça para pais, professores e sobretudo para as crianças e adolescentes. Alguns professores, em momentos de frustração acabam por rotular o aluno como: ‘instável e desatento’, ‘desobediente, provocador, agressivo e destruidor’, ‘inibida e triste’, ‘inquieta e aflita’, ‘desinteressada, muito lenta e parada’, ‘desarrumada e desorganizada’, ‘faltosa, frágil e adoentada’, ‘pouco limpa, enurética’, ‘tem ataques, tem dificuldades em exprimir-se’, ‘não aprende a ler a escrever ou a fazer contas’, ‘é deficiente mental, sensorial ou motora’.

Os alunos, por seu turno, acabam por retaliar definindo os professores como ‘demasiado severos’, ‘andam demasiado depressa’, ‘não gostam daqueles que não aprendem logo’, ‘perdem a cabeça’, ‘não percebem o que se passa’. Quanto aos currículos é comum ouvir protestos semelhantes a: ‘não têm interesse’, ‘não servem para nada’, ‘não têm nada a ver com a vida’, ‘são demasiado antiquados’, ‘são bons para os parvos’, ‘são coisas de miúdas’, ‘querem ensinar-nos coisas que nem sequer sabem’. E quanto a si próprios dizem: ‘esqueço tudo’, ‘enervo-me demasiado depressa’, ‘sonho’, ‘não posso ouvir’, ‘mistura-se tudo na minha cabeça’.

Os pais tentam orientar as melhores estratégias para auxiliar os seus filhos, no entanto, é comum observarmos pais que já não aguentam a frustração. Acabam por ser chamados à escola inúmeras vezes, tentam conversar com os seus filhos, tentam ensinar, e tentam justificar estas dificuldades afirmando que com eles ‘era igual’, ‘eu era igualzinho’, ‘também nunca gostei da escola’, identificando-se com as dificuldades dos filhos e tentando desvalorizar ou negar. Outros sentem estas dificuldades como verdadeiras falhas (dos próprios e dos filhos) e como um ataque ao estilo de educação que puderam oferecer.

Por hoje reflectimos sobre uma dificuldade de aprendizagem especifica, a saber: a Dislexia. O que significa Dislexia? Qual o perfil cognitivo e funcional de uma criança, adolescente ou adulto com Dislexia? Quais a principais consequências da Dislexia do ponto de vista do desempenho académico e do funcionamento da mental? Que metodologias existem com vista ao apoio destas crianças? Quando é mais conveniente fazer uma avaliação da Dislexia? Quais são as opções dos pais e da escola para melhor ajudar estas crianças?

Já sabe, Segunda-Feira colocamos as questões, na Sexta-Feira respondemos. Até lá coloque as suas dúvidas, as suas angústias, medos e ansiedades. Partilhe connosco as suas experiências pessoais, deixe-as aqui ou por mensagem.

Até já,
O Canto da Psicologia

Sem comentários:

Enviar um comentário