sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Sobre a Enurese Nocturna


Todas as sextas-feiras, ali pelos lados da página ao lado, no facebook d' O Canto da Psicologia, deixamos-lhe a resposta à "Caixa de Perguntas" que lançamos à segunda-feira. Semana após semana, partilhamos dúvidas, questões, tentando esclarecer o melhor possível aqueles que nos seguem.


Sobre a Enurese ....


Quando a criança molha a cama mais de duas vezes ao mês depois dos 5 ou 6 anos de idade, chamamos de enurese noturna. As causa podem ser variadas, mas, de um modo geral, verifica-se que a componente emocional é que a prevalece, no que toca à compreensão do fenómeno.

O risco de uma criança poder vir a apresentar enurese aumenta se esta tiver exposta a factores desencadearores de angústia, como o falecimento de um familiar muito próximo, um divórcio dos pais ou o nascimento de um irmão. Factores como a ansiedade e o stress estão na origem deste sintoma, embora se reconheça que, quase sempre, tem na sua causa factores relacionais: uma mãe deprimida e pouco disponível, uma mãe ansiosa, um pai demasiado autoritário, são alguns dos cenários que a enurese esconde.

A incapacidade da criança conter a sua angustia traduz-se na incapacidade de não controlar os esfíncteres, deixando fluir de uma forma simbólica aquilo que não consegue conter. Relembramos o impacto que a enurese tem no bem-estar da criança: para além de ser um constrangimento para os pais, esta disfunção é vivida, essencialmente, como uma grande humilhação para a criança, podendo vir a afetar fortemente a sua autoestima e capacidade de socialização.

Não se esqueça que, todas as semanas, estamos por aqui. Não hesite em colocar questões e em partilhar sugestões que possamos responder!

O Canto da Psicologia

Dr.ª Joana Alves Ferreira






Sem comentários:

Enviar um comentário