A osteoporose não se resume só à existência ou não de cálcio; ela decorre de um desequilíbrio entre as células que produzem a substância óssea e as células que destroem a substância óssea,ou seja, as células que se encontram envolvidas no ciclo normal renovação do osso. Quando a perda desta substância se torna acentuada até as actividades quotidianas mínimas podem provocar fracturas dos ossos.
Daí, a importância a ter em conta para o equilíbrio ósseo, os vários factores que contribuem para o bem estar diário . Hoje, falamos-lhe de VITAMINA K, que tem recebido destaque em relação ao seu papel no metabolismo ósseo!
Iremos com certeza trazer mais vezes a importância desta vitamina, para já, deixamos por aqui a ideia de, entre outras, algumas boas fontes de vitamina K, nomeadamente, em alguns queijos mas,acima de tudo, em produtos fermentados como o natto ( soja fermentada) e outros como pickles ou a chucrut ( couve fermentada e outros) que encontra sobretudo na cozinha do leste mas que pode trazer, naturalmente, para a nossa cozinha!
Mantemos a ideia para o equilíbrio no todo do nosso organismo e sobretudo da flora intestinal , da importância do evitamento de açucares e produtos processados. Mais, ingerir igualmente cálcio, apanhar sol para ajudar a fixar a vitamina D e o exercício físico são regras que devem ser sempre mantidas no decorrer dos nossos dias para o nosso equilíbrio geral e particularmente na problemática da osteoporose...
Até lá, viva bem e feliz....
Júlio de Castro Soares
Nutricionista
Nutricionista
Tlm.: 962524966
Sem comentários:
Enviar um comentário