terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Base de sustentação do corpo humano...








O pé e o tornozelo são a base de sustentação do corpo humano, criando a estabilidade que nos permite ter uma posição bípede. 
Quando a mobilidade da articulação sub-talar (no pé) e do tornozelo são reduzidas, a probabilidade de uma lesão no dia-a-dia ou na prática desportiva é muito maior.

A reduzida dorsiflexão do pé, pode traduzir-se em grandes alterações na articulação acima da cadeia (joelho), no plano sagital a diminuição da flexão ou aumento do trabalho do solear, no plano frontal o aumento de valgismo. Este tipo de restrições implicam por exemplo grandes dificuldades para executar um movimento “simples” como o Agachamento.

No Agachamento, a falta de dorsiflexão pode incapacitar por exemplo, a capacidade de um indivíduo manter o centro de gravidade, levando a excessiva flexão da anca para manter o equilíbrio.
As lesões que aparecem nos joelhos podem ocorrer em grande medida pela falta de dorsiflexão no pé, já que  falta de flexão, obriga a maiores forças de receção ao solo, obrigando o joelho a aumentar o valgismo dinâmico.
O Agachamento a uma perna, é um bom teste para perceber a mobilidade do tornozelo, a falta deste pode significar uma tendência para o colapso valgo do joelho ou compensações ao nível da anca no plano sagital ou frontal.

Concluindo, qualquer movimento que exija  uma tripla extensão dos membros inferiores deve contar com uma boa mobilidade de uma articulação tão importante como a do tornozelo.


Procure antes de qualquer treino, fazer um trabalho de mobilidade das principais articulações.

Bons treinos
Hugo Silva


Instagram: hugo_silva_coach
-Licenciatura Educação Física/Especialização Treino Personalizado
-Pós-Graduação em Marketing do Fitness 
-Pós-Graduando em Strength and Conditioning
-Director Técnico ginásio Lisboa Racket Centre





Sem comentários:

Enviar um comentário