terça-feira, 11 de maio de 2021

osteoporose? Exercício físico é essencial...

 



Voltou a ser notícia por estes dias, que os Portugueses vivem cada vez mais tempo. A esperança média de vida está ao nível dos países ditos mais desenvolvidos, mas que a qualidade de vida nos últimos 15/20 anos está diminuída. Daqui podemos concluir que, apesar dos avanços da medicina nos permitir viver mais anos, a grande maioria de nós não atua na prevenção, isto é, ter hábitos de vida saudável.

Esta situação explica também que durante o período de confinamento do último ano, os casos de osteoporose nos adultos mais velhos tenha aumentado em Portugal!

Sabemos que o exercício físico é muitas vezes decisivo para reverter ou atrasar uma série de processos relativos à velhice. A evidência científica comprova que ser fisicamente ativo tem um impacto superior na saúde do que a toma de qualquer medicamento. A idade não é nem deve ser um impedimento para começar a treinar. É aqui que o treino de força pode ter maior impacto…porque a força é uma das capacidades que mais perdemos ao longo da vida. O treino de força pode ser iniciado em qualquer fase da vida, sendo na 3ª idade uma grande ajuda para prevenir:

 

 - Osteoporose;

- Diabetes;

- Hipertensão;

- Sarcopénia;

- Excesso de Peso;

- Cancro;

- Disfunção Cognitiva;

- Entre outros,

O exercício físico na 3ª idade deve ser o principal “medicamento” a tomar. Retomar a prática de exercício, sempre em segurança, é fundamental para combater os efeitos da pandemia e para melhorar a qualidade de vida em geral

 

Bons treinos

Hugo Silva

Instagram: hugo_silva_coach

-Licenciatura Educação Física/Especialização Treino Personalizado
-Pós-Graduação em Marketing do Fitness 
-Pós-Graduando em Strength and Conditioning
-Director Técnico ginásio Lisboa Racket Centre


Sem comentários:

Enviar um comentário