quarta-feira, 20 de março de 2013



Somos todos um pouco Contadores de Histórias! 

Sempre que conto uma história, o ar fica embebido do cheiro familiar do leite a ferver , do bolo que termina no forno, como se o tempo recuasse até às tardes em que a minha avó, num ritual semanal, num dia específico da semana, na hora da avó e neta, me encantava com o seu lado tão delicioso de Contadora de Histórias... – curioso, agora que recordo, quase como que um prenúncio do que seria o meu futuro: escutar narrativas de vida, a um dia de semana, num horário previamente combinado entre psicóloga e paciente -.

Como boa Contadora de Histórias que era, não prescindia de preparar todo um cenário que anunciasse de uma forma velada, o tipo de história que iria ser contada nesse dia: de príncipes e princesas ou, lendas perdidas no tempo ou, histórias de animais ou, histórias da sua própria história!

E tudo começava pela famosa frase que dá início à fantasia em todas as histórias, dita com o tom mais apropriado ao tipo de enredo : “ Era uma vez…”

E eu, deliciada por todo o contexto envolvente, num ápice, voava em pensamento para onde ela me levava através da voz, da entoação, do narrar: num instante eu era a princesa, como de seguida o príncipe, como logo depois um dos porquinhos a fugir do lobo mau ou, o grilo falante no nariz do Pinóquio ou, a neta amedrontada a levar o lanche à avó pela floresta densa do enredo ou, a branca de neve à espera do beijo, enfim, um rol de personagens que tomavam forma e vida, num espaço de afecto, em que o mundo rodopiava lá fora mas, que ali, só eu importava!

Deliciosamente, eu, me encantava….

Enquanto também contadores de algumas "histórias", histórias que passaram aqui através dos nossos textos, O Canto da Psicologia não poderia deixar de assinalar este dia.

Pelas histórias que já lhe contaram e o fizeram sonhar, pelas histórias que já contou e fez sonhar e, sobretudo, pela sua inquestionável capacidade de criar e mudar, a sua própria história, sempre que possa, continue a contar uma história...

A equipa deseja-lhe um bom dia…

O Canto da Psicologia
Dr.ª Ana de Ornelas

Sem comentários:

Enviar um comentário