quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

E quem é feliz , faz feliz os outros...






E quem é Feliz faz Feliz os outros

Quando foi que as crianças deixaram de sonhar e os adultos de acreditar?

Já a iniciar o balanço do ano que finda é inevitável que comecemos igualmente a ocupar o pensamento com os desafios que irão surgir no ano que vem por aí a passos largos; como será o ano de 2018, ainda incipiente: igual ao último? Que caminhos novos vamos percorrer? Estamos preparados para sermos felizes?

 Quando pensamos que os adultos de hoje são produto da criança que foram, o melhor presente que os pais podem dar aos seus filhos é a capacidade de Sonhar! Sonhar é a esperança, sonhar liberta maus sentimentos, faz com que venha à tona o nosso melhor e quando sonhamos juntos, então, a vida ganha outra cor, tudo fica leve e o que criamos, por mais simples que seja, ganha novos contornos.

A vida é bênção! Basta, simplesmente, olhar e contemplar a natureza para ter essa certeza dentro de nós, como é bonito tudo à nossa volta! As flores, as folhas das árvores que caiem, os passarinhos que cantam autênticos cânticos de paz e ternura, as nuvens no céu que parecem algodão doce. Se alguma duvida houvesse, dissiparia, com a simples observação sobre o que nos rodeia, esta prática poderá ser, essencialmente espiritual, também somos seres espirituais, uma vez que filosofamos sobre a nossa existência.

 O amor advém da fé, da fé na vida, do bom sentimento que nos completa e que nos faz seguir e construir mais. O amor é fé, na vida, fé no outro, fé em nós, está interligado, são indissociáveis, fé e amor! Não existe amor sem acreditar! Acreditar no melhor da vida e que dias melhores virão, apesar de alguns percalços que possam surgir.

Um dia perguntei a uma criança sábia na minha consulta; O que desejas? Ela retorquiu desejo continuar a desejar! De facto é o melhor presente que um ser humano pode ter, uma vez que quando acreditamos e desejamos, estamos sempre protegidos, isto porque, temos fé que as coisas boas nos podem acontecer e mesmo, perante as situações adversas, nós podemos nos agarrar aos nossos desejos, à nossa capacidade de sonhar. Já dizia o Fernando Pessoa “matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso”, nada nos caracteriza mais do que os nossos sonhos, do que a nossa capacidade de criar, imaginar coisas boas a acontecer.

Muitas crianças hoje não sonham. Onde estão os sonhos das crianças? É urgente plantar nas crianças a capacidade simbólica de sonhar mas, para isso, é necessário que os adultos nunca deixem de acreditar, de ter paz e esperança. É necessário adultos com paz interior, o que nós psicólogos chamamos de “constância objectal interna”, o sentimento de estar seguro de ser bem amado e que mesmo em dias de tempestade, há uma confiança, que apazigua a ansiedade de que tudo se vai solucionar da melhor maneira (o que chamamos, também, de vinculação segura).

Que o ano que vem já por aí, o 2018, possa trazer com ele a capacidade de continuar a sonhar, que os sonhos continuem a existir, que a esperança encha o coração e guie todas as decisões. Pois quem é feliz faz felizes os outros! Não esqueça, quanto mais cuidar de si, mais cuidará dos outros que ama.

Drª Mafalda Borges

O Canto da Psicologia


Sem comentários:

Enviar um comentário