quarta-feira, 15 de maio de 2013





Dia 08 de Maio

“Afinal é mesmo direito e não esquerdo como me confundi! E afinal não pensei nada conforme me comprometi! Não consegui. Isto de se pensar é mais complicado do que parece. Uma coisa é pensar a organização lá de casa, os miúdos, as refeições, as obrigações, os compromissos. Outra coisa é pensar as “grades” que supostamente me prendem! Primeiro, descubro que as tenho, nem eu sabia. E agora tenho que pensar nelas, difícil, difícil…bom, vamos lá! Tivemos este intervalo de duas semanas  por causa do feriado do 1º de Maio. Parece que é importante que estas sessões sejam sempre ao mesmo dia da semana e à mesma hora. Vá-se lá saber porquê!!!

Engraçado como as escadas me parecem menos difíceis de serem subidas. E afinal são menos do que me pareceram anteriormente. Sobre o que falaremos hoje? Bom, já sei que sou eu que dou o mote e que afinal ela até fala! Menos mal que eu odeio os silêncios. Eles são tudo menos silenciosos. Ficam uns ruídos internos ( isto não é meu, foi  ela que disse da última vez que aqui estive…) que são incómodos. Estas linguagens psi’s , “ruídos internos”!!! Mas isso existe? Ruídos são aqueles que oiço lá por casa todos os dias quando o João discute com o pai ou a Matilde reclama da falta de atenção! Ou então, aquela minha colega irritante que me desorganizou de tal ordem que me vi obrigada a vir até aqui tentar perceber porque de repente virei “homicida mental” de colegas ruidosas e fúteis que não fazem outra coisa se não falar do que realmente não interessa. E é isto, Advogada! 

- Bom dia Madalena!

E afinal quem construiu essas grades á minha volta, parece que fui eu! Euzinha! Como??? E porquê? Quer dizer, vendo bem, eu vejo-me mesmo a assassinar com as minhas próprias mãos a tal de Maria. Olha, até já disse o nome dela! Para mim, sempre foi a “ruidosa”. Mas daí a prender-me!?!?!? Isto não vai funcionar! Não tenho pachorra para este tipo de linguagem que está para lá do que realmente se diz. Sim, porque, quando eu digo “não gosto” é mesmo “ não gosto” e não me interessa porque eu digo, “não gosto”! Para além disso como dizia o tal de Freud, sim , porque , já pesquisei  algumas coisas sobre esta tal de Psicoterapia dinâmica, “ às vezes, uma batata é tão somente uma batata”…Complicado??? Muito!!! Nem eu entendo o que estou para aqui a pensar. Para a semana há mais."






1 comentário:

  1. Bom dia a essa equipe que com tanta criatividade vai encaminhando o seu trabalho e nos desafiando a um percurso juntos, através de um jogo que tange o lúdico, dentro do fascinante campo da mente humana...
    Estando eu a engatinhar na Psicanálise, pela qual sou apaixonada, senti-me, curiosamente, imaginando-me no papel de terapeuta ora a escutar a Madalena tentando colocar-me no seu lugar...ora me escutando...penso que será, sem dúvida, mais um desafio prazeroso acompanhar o processo de Madalena, exercendo, imaginariamente, o papel de psicanalista...aceito de bom grado a viagem! Um belo dia para vocês!

    ResponderEliminar