sexta-feira, 10 de maio de 2013




EU FAÇO PSICOTERAPIA E GOSTO!
(ou, a Arte da Cerâmica...)

Dizem os entendidos, que a arte da cerâmica é ao mesmo tempo a mais simples e a mais difícil de todas as artes: a mais simples por ser a mais elementar, e a mais difícil por ser a mais abstracta! No entanto, sendo uma das artes mais primitivas muito, muito antes da escrita, os traços expressivos deixados em peças da altura, dão-nos conta de uma forma possível de comunicação: através deles, nós conseguimos percepcionar a realidade do momento. A milenar arte cerâmica, que atravessou séculos e séculos da história da civilização e resistiu a muitos costumes é hoje, uma expressiva forma de arte plástica!

A esta altura, quem estiver a ler este texto, questionar-se-à sobre a pertinência deste tema a partir dum título que é, só por si, uma constatação absoluta de alguém que assume um verbo de uma forma firme e clara! Já lá iremos!

Tal como o ceramista trabalha a sua peça com a arte, leveza e intensidade exigida pela criatividade, também nós trabalhamos a comunicação através desta arte que é a escrita e tentamos levar até si a magia das palavras feita obra, através da junção dos seus signos nos nossos textos ,em papel virtual, bem longe dos seus primórdios em superfícies como argila, pedra ou madeira. E como para nós, importa a pertinência da informação e comunicação, amassando os pensamentos de todos de maneira a que, as partículas destes se organizassem e as bolhas de ar desaparecessem para que a plasticidade do “barro” atingisse o ponto desejado, a equipa d’ O Canto da Psicologia deu início à construção da peça: a criação de um BLOG !

No processo de criação e antes de qualquer técnica possível a ser usada, idealizámos uma imagem, sonhámos cores, fantasiámos impacto , tendo sempre em conta o colorido e a diversidade dos EU’S que nos seguem e que comunicam através das pinceladas e da sua própria arte de escrita, pelas mensagens que chegam até nós, pelas partilhas das quintas-feiras e até, pelos comentários às nossas postagens. E, neste tempo de criação, acima de tudo respeitámo-lo a si, desse lado, para que nestas etapas subsequentes de contínua criatividade nos temas que iremos colocar no BLOG, não se corra o risco de rachas e bolhas, na construção diária da nossa relação através destes meios virtuais, mas que, só por si, sejam suficientes para a manterem sólida e firme!
E aí está a nossa “peça de arte” que após secagem, foi cozida:
eufacopsicoterapiaegosto.blogspot.pt

E porquê esta frase enquanto identidade do BLOG? Por que para nós, enquanto frase trazida por um paciente, é uma verdadeira peça de arte que resume esta qualidade única do ser humano, ser pensante, que a partir da percepção , emoções e ideias, estimula as instâncias mais recônditas de si próprio e dá um significado único há sua existência!

SIM, PORQUE, EU FAÇO PSICOTERAPIA E GOSTO!
E nós também!

A equipa do Canto deseja-lhe um óptimo dia!

O Canto da Psicologia
Directora Técnica
Ana de Ornelas

Sem comentários:

Enviar um comentário