quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O quarto ao lado...








Durante dias e noites no quarto ao lado havia um relógio de cabeceira que contava o tempo para trás, havia noites que eram dias e dias que eram noites. Não eram tempos trocados, eram simplesmente os tempos que tinham de ser, que podiam ser…em que podíamos fazer o que conseguíamos. O quarto ao lado tinha um Adeus escrito a dedo sobre o pó mas um Olá, Bom dia e como te sentes? arrastados, no cansaço e desgaste de lutadores sem armas que não se rendem. Lutadores cristalizados num duplo “holding” até que alguém enuncie o aviso na porta e ecoe no silencio lancinante o último tic-tac.

No quarto ao lado a espera deu lugar ao desespero, o “holding” rendeu-se ao abandono e à desvitalização e o tic-tac abriu espaço ao eco do vazio. Entre quatro paredes, outrora azuis  celeste, murmurava a dor, gritava a revolta e infectava a ferida da impotência e da mais dilacerante das culpas. Do quarto ao lado via-se a grande árvore do quintal, onde eram as folhas velhas e secas que caiam pelo outono e não as mais jovens, verdes e viçosas. E nada nos poderia preparar e comprovar o contrário. Mas…

O quarto ao lado, bem no meio da casa, fica agora cada vez mais ao fundo do corredor. Tudo no seu devido lugar para que saudade se vá acomodando, como hospede indesejada, e reforce o cheiro da almofada, toque numa das cordas do violino, amarrote a tshirt no chão e faça deslizar o skate até à porta. No quarto ao lado o verde alface está desbotado pelo choro surdo de todas as noites, naquela cadeira de baloiço onde já não se cantam canções de embalar, mas na qual se anestesia a dor de uma mãe que jamais se ouvirá chamar.

A perda de um filho não se explica…porque os filhos são como as folhas verdes de uma árvore como as que ainda se vêm do quarto ao lado


A perda de um filho não se explica! Por muitas teorias, estudos, explanações…a perda de um filho não se poderá explicar!

Vive-se e experiência-se na dor profunda da ausência, do peso das memórias e dos picos agudos e crus da culpa. Os filhos são as extensões de cada progenitor, são o testemunho do seu passado, a prova da sua presença e a garantia do seu futuro. Mais do que fragmentado um pai que perde um filho fica desmembrado nas suas extensões internas, desvitalizado das suas funções e destituído do seu titulo mais legítimo.

Cada adeus compõe-se para além das cinco letras que compõem também a palavra perda. No mesmo sentido cada momento, cada fase de luto estará para além do que pode ser encontrado num livro e descrito pela experiência de outros. O luto é um processo único e individual, que ecoará e moldará à estrutura interna de cada um. A perda de um filho é considerada uma das experiências mais devastadoras e brutais da vida do ser humano, e o seu impacto prolonga-se por toda a vida do mesmo.
A perda de um filho não se explica, porém o processo de luto que decorre da mesma não deve ser vivido sozinho, para dentro e de forma isolada.

A perda de um filho não se explica…vive-se e acompanha-se. É sempre possível percorrer acompanhado todo o corredor até ao quarto ao lado e ver da sua janela a enorme árvore do quintal.



Drª Joana Cloetens

O Canto da Psicologia




Sem comentários:

Enviar um comentário