quinta-feira, 27 de outubro de 2016

As várias formas da tristeza, em psicologia...










Depressão ou Depressões

De acordo com Hesíodo, Perséfone é filha de Zeus e Deméter, deusa do trigo e da agricultura. Cortejada pelos Deuses pela sua beleza, Perséfone não obtinha o consentimento da sua mãe.
Hades, Deus do submundo, ao avistar Perséfone nos campos de trigo, decide raptar a jovem levando-a consigo para o reino dos mortos. 
Desesperada, Deméter deixa o Olimpo em busca sua filha. Como consequência, a natureza deprime com Deméter e a terra tornou-se estéril, as árvores perdem as folhas e as sementes não germinam.
Num contexto de morte da natureza, Hades decide estabelecer uma troca com Deméter: durante metade do ano Perséfone ficaria com os seus pais e durante a outra metade ficaria no submundo com o seu marido.
Assim justificavam os gregos os ciclos anuais das colheitas e as estações do ano.

Como se pode verificar, a associação que se estabelece frequentemente entre o Outono/Inverno e a tristeza, tem raízes muito antigas. Assim, como não poderia deixar de ser, à entrada do Outono, dedicamos este texto à Depressão.

Através dos trabalhos de Benjamin Whorf e da chamada hipótese Sapir-Whorf, desenvolveu-se a ideia de que a linguagem é determinada pela cultura e pelo contexto. Daqui estabeleceu-se, a título de exemplo, a noção de que os esquimós teriam vários nomes para dizer 'neve', uma vez que vivem rodeados por ela. Neste sentido, colocou-se a hipótese de que teria de existir uma necessidade de atribuir designações a vários tipos diferentes de neve.
Apesar desta hipótese ter sido refutada, é importante referir que esta necessidade de atribuição de diferentes designações ao mesmo conceito, é algo que permeia a corrente psicológica.

Assim, podemos afirmar que não existe uma forma de designar a tristeza em Psicologia, mas sim muitas formas.Classificada como uma perturbação do humor, a tristeza pode ser designada de múltiplas formas de acordo com a sua natureza:
- depressão, depressividade, depressibilidade, depressão branca, depressão neurótica, depressão psicótica, depressão anaclitica, depressão major, depressão minor, distimia, ciclotimia, psicose maníaco-depressiva (bipolaridade), depressão endógena, depressão reactiva...

Independentemente das formas que ela possa tomar, o que é importante fixar é que a tristeza, como a ansiedade, são funções psíquicas normais. Ambas cumprem funções importantes da mente, podendo estas, ainda assim, encontrar-se perturbadas.

Ansiedade e Depressão são as formas do sofrimento humano, encontrando-se no núcleo de qualquer patologia ou perturbação.


Dr. Fábio Mateus

O Canto da Psicologia



Sem comentários:

Enviar um comentário