terça-feira, 1 de novembro de 2016

O verdadeiro sentido do "light"...








Quando pensamos num regime para perda de peso imediatamente pensamos procurar light ou diet. À partida dá-nos garantias quanto ao seu valor nutricional e de certeza que será um alimento adequado para a perda de peso, certo? Errado.
Gelatinas, iogurtes, pastilhas, bolachas, tostas, etc., etc.. Todos nós vemos e ouvimos e mesmo que não queiramos de uma maneira ou de outra aparece num anúncio nas redes sociais ou outras plataformas, físicas ou digitais.

Mas o que faz de um alimento ser light?
“Uma alegação de que um alimento é leve ou «LIGHT» (...) deve preencher as condições estabelecidas para a alegação «TEOR DE (...) REDUZIDO»”

Então o que é teor reduzido?
“Uma alegação de que o teor de um ou mais nutrientes foi reduzido (...) só pode ser feita quando a redução for, no mínimo, de 30% em relação a um produto semelhante”
Em conclusão basta reduzir 30% um determinado nutriente e temos uma alegação legal de produto light.

Exemplo prático por unidade de iogurte:

Denominação
Iogurte de Aromas “Jon Snow”
Iogurte de Aromas Light “Jon Snow”
Calorias (kcal)
191
197
Proteína (g)
7
7
Lípidos (g)
8
11
Hidratos de carbono (g)
25
17,5
Dos quais açúcares (g)
21
14,7
Sódio (g)
0,5
1

Olhando para o rótulo, chamo à atenção que é fictício, mas com base em casos reais, a denominação light está correta porque se reduziu o teor de hidratos de carbono em 30%, de 25 para 17,5. A redução é significativa, mas faz dele necessariamente saudável?

É a diferença entre 2 ou 3 pacotes de açúcar de café num produto deste género. Tire as suas conclusões.

Para além disso, a denominação light aplica-se a um só nutriente, ou seja, os outros nutrientes podem ser perfeitamente alterados. Regra geral aumenta-se o teor de gordura para conferir entre outras características melhor textura ou aumentar o teor de sal para mascarar o sabor menos doce.

Outro aspecto por mencionar deve-se à adição de edulcorantes. Que a literatura recente mostra não ser uma adição aos produtos processados tão inocente quanto possa parecer.

Fica a dica: em caso de dúvida opte por produtos minimamente processados ou mesmo os que não possuem rótulo. Ex.: frutas, vegetais, oleaginosas, entre outros.





Seja atento e leia bem os rótulos e cuidados com as alegações nutricionais.


Júlio de Castro Soares
Nutricionista
Tlm.: 962524966


Sem comentários:

Enviar um comentário