terça-feira, 18 de junho de 2019

O exercicio fisico pode ajudar a "fintar" o cancro...






Sabemos hoje, que até 2050, um em cada quatro portugueses terá cancro. Sabe-se também que, a evolução da ciência vai permitir que o cancro passe a ser uma doença crónica, mantendo o ser humano com qualidade de vida. Mas a ciência vem uma vez mais comprovar que o exercício físico pode ajudar a “fintar” o cancro.

O exercício físico por si só, é um poderoso anti-inflamatório natural e um catalisador das defesas do organismo contra as doenças. Os mecanismos fisiológicos e químicos associados ao exercício foram recentemente explicados pela Universidade de Queensland. Um estudo feito com sobreviventes de cancro colorretal, em que estes foram submetidos a exercício intenso, foram analisados antes e depois dos treinos. Os resultados foram esclarecedores: as amostras feitas aos pacientes após os treinos, revelaram que as células tumorais se desenvolviam menos após o exercício, assim como os marcadores inflamatórios.

Estes resultados, são fruto da presença de substâncias libertadas pelo músculo-esquelético e que têm um potencial anti-inflamatório, de nome Miocinas. Na prática, a libertação de miocinas durante o exercício vigoroso, permite suprimir a ação inflamatória do tumor.

Apesar do efeito protetor do exercício às células tumorais, o cancro é uma doença multifatorial, não excluindo que para além de uma boa higiene física, devemos ter em atenção outros cuidados com a saúde.


Bons treinos 


Instagram: hugo_silva_coach
-Licenciatura Educação Física/Especialização Treino Personalizado
-Pós-Graduação em Marketing do Fitness 
-Pós-Graduando em Strength and Conditioning
-Director Técnico ginásio Lisboa Racket Centre

Sem comentários:

Enviar um comentário