terça-feira, 23 de julho de 2019

Uma questão de coluna...






Um dos mais conhecidos alongamentos passivos para a coluna, Jefferson Curl, continua a não ser consensual no seu uso, mas sabendo que a maior parte da população sofre de falta de mobilidade/rigidez na coluna, será importante incluí-lo na rotina de treinos?

A ideia por trás do movimento é aumentar a resiliência da coluna quando em flexão, alongamento dos isquiotibiais e multifidus. 
O Dr. Stuart Mcgill, pesquisa há mais de 30 anos sobre a coluna e desaconselha a flexão lombar, pois esta é uma causa conhecida e bem documentada de protuberância e degeneração do disco lombar. Não menos verdade, é o facto de grande partes destes estudos serem feitos em colunas de animais mortos, nomeadamente porcos, pese embora a similaridade de ambas as colunas, o ser humano adopta uma posição bípede e não quadrúpede.

Este exercício pode ser prejudicial para pessoas que passam grande parte do dia em flexão (trabalhadores que estão muitas horas sentados, por exemplo).
Há quem defenda que com trabalho de progressão lenta da coluna em flexão, o corpo é capaz de reconstruir o material danificado no disco e, finalmente, construir uma coluna mais forte e resiliente. Alguns investigadores, demonstraram ainda que a forma do disco foi preditiva do risco de hérnia.

Este exercício pode ser benéfico para as pessoas que estão em extensão por um longo período de tempo (ginastas, halterofilistas, patinadores).
Os problemas por norma surgem quando a dificuldade e/ou a exigência de um exercício são maiores do que a capacidade natural do corpo. Um corpo preparado, é inevitavelmente um corpo mais forte e seguro.

CONCLUSÃO
Há diversas variáveis que influenciam a saúde da coluna, logo é preciso perceber qual a capacidade do aluno/atleta que temos à nossa frente, questionar se é ou não correcto tendo em conta para que fim se destina o movimento/exercício e em função disso criarmos diferentes tipos de estímulos no treino

Bons treinos 
Hugo Silva



Instagram: hugo_silva_coach
-Licenciatura Educação Física/Especialização Treino Personalizado
-Pós-Graduação em Marketing do Fitness 
-Pós-Graduando em Strength and Conditioning
-Director Técnico ginásio Lisboa Racket Centre



Sem comentários:

Enviar um comentário