quinta-feira, 8 de julho de 2021

O Tempo em análise...

 


Em psicoterapia vive-se um conjunto de tempos. Vivencia-se o passado, o presente e até o futuro.

Interessante o tempo… Rico é o tempo, rico porque não tem valor monetário, rico porque ninguém o consegue mudar, nem parar. Rico porque nos contamina, e porque contempla tanta coisa, ou mesmo coisa nenhuma, em espaços de milésimas de segundo.

Parar para viver o tempo, já pensaram o interessante disso?

Em momentos, como o em que vivemos, mundialmente algo tão complexo, como uma pandemia, é importante dispensar tempo para pensar no mesmo. Importante parar ritmos alucinantes para vivenciar sentires diversos e repensar o valor do nosso tempo.

Num espaço acolhedor, num sofá confortável, entre quatro paredes e durante 45 minutos por sessão muito se pensa, sente e vive. Por vezes esse tempo parece uma eternidade, outras, esse tempo parece mínimo, e só estas impressões são tão significativas. Tudo importa, tudo é olhado, todo o tempo é aproveitado.

O limite do tempo é organizador e um princípio da realidade, e uma análise tem esse foco por sessão e não tem em vista os meses ou anos de trabalho, pois cada pessoa tem tempos diferentes e utiliza-os de forma muito pessoal e individual.

Com a noção de mortalidade tão presente nos dias de hoje, através das redes sociais e meios de comunicação, o tempo parece ter muito tamanho e peso, e talvez, seja este o tempo, no presente, de pensarmos nele para o podermos usufruir de uma forma mais consciente e tranquila.


Drª Margarida Espanca

O Canto da Psicologia




Sem comentários:

Enviar um comentário