sábado, 25 de outubro de 2014

Mudança de Hora ou Depressão Sazonal?


E quando o sol se vai embora...?

Em dia de mudança de horas, os ponteiros desalinham-se e a escala de cinzas assume o tom de Inverno (com o boletim meteorológico a anunciar o fim deste verão inesperado). Com tais reajustes, chegam, muitas vezes, as chamadas depressões sazonais ou simplesmente se acentuam estados depressivos latentes, dos quais vamos ouvindo falar, aqui e ali: "ando mais deprimido, este tempo não ajuda".

Não é desconhecido que as alterações sazonais têm impacto num conjunto de fenómenos da nossa vida e, no caso, parece existir um fundamento biológico para o que lhe falamos hoje. Algumas investigações revelam que a diminuição da duração da luz solar conduz o organismo a aumentar a produção de melatonina e a diminuir a de serotonina - hormona cuja produção é potenciada pela exposição à luz. Estas alterações são susceptíveis de despoletar sintomas como irritabilidade, cansaço, insónias, entre outros, estimando-se que afecta 7 em 10 trabalhadores.

Na verdade, não é por mera obra do acaso que a taxa de depressão nos países nórdicos é superior à de outros países, considerando que nos primeiros os dias são ocupados maioritariamente pelas horas de escuridão. Significa, pois, que os eventos sazonais têm um impacto significativo nos estados depressivos ou no agudizar dos mesmos!

Assim, imaginando o mundo visto pela lupa da Depressão, compreendemos que a vida ao redor é verdadeiramente sentida numa escala de cinzas... Coadunando-se o sentir interno com o que se vive ao redor, nestas mudanças de estação e de tempos...

Esteja atento à sua escala, nós por aqui continuamos com cor!

O Canto da Psicologia,

Dr.ª Joana Alves Ferreira



Sem comentários:

Enviar um comentário