quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Mobbing ou Violência no Trabalho


Na Caixa de Perguntas desta semana, falamos-lhe do Mobbing - uma realidade crescente nos dias de hoje, sobretudo num contexto de crise económica e social, onde impera a competitividade e a procura, muitas vezes, desesperada por assegurar um lugar (escasso) de trabalho.
Mas, o que é o Mobbing? Trata-se de uma forma de violência moral ou psíquica no trabalho: actos, atitudes ou comportamentos de violência moral ou psíquica em situação laboral, repetidos ao longo do tempo de maneira sistemática ou habitual, que levam à degradação das condições de trabalho idóneo, comprometendo a saúde, o profissionalismo ou, ainda, a dignidade.
O Mobbing diz respeito a um desejo de libertar-se da pessoa incómoda, através do afastamento ou da demissão, sendo a conduta do agressor mobiliza por este mesmo desejo. Afecta hierarquias e ocorre, em algumas circunstâncias, na vertical (de um patrão para um funcionário), mas é cada vez mais comum acontecer entre pares, isto é, colegas que se encontram numa mesma posição.
Naturalmente, tratando-se de uma forma de violência repetida, coloca um conjunto de dificuldades à vítima, que se traduzem num sofrimento tremendo. Entre os danos, destacamos: ansiedade, insónia, depressão, podendo mesmo chegar ao aparecimento de distúrbios emocionais.
Esteja atento!
O Canto da Psicologia,
Dr.ª Joana Alves Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário