sábado, 15 de novembro de 2014

Saber dizer Não!

Sabe dizer Não?

Na caixa de perguntas desta semana, falamos-lhe da importância de saber dizer não. Três pequenas letras que têm uma força profunda no nosso psiquismo, mas que, tantas vezes, nos esquecemos de dizer.

Verdade seja dita: quantos são os dias em que chega a casa, depois do trabalho, irritado(a) com o chefe ou com a educadora dos seus filhos, porque gostaria de ter dito o que não disse, imposto o que não impôs, impedido o que permitiu? Quantos são os dias em que se "vinga" nas pequenas irritações quotidianas - excelentes escapes para as doses de agressividade que não emergem, comedidamente, no momento certo?

O trânsito é um excelente exemplo disso mesmo: como se a fúria de inúmeros condutores pudesse ser representada pelos "Não's" que ficam por dizer todos os dias e que se acumulam nas buzinas, nos acenos ou noutros comportamentos menos abonatórios. Mas, porque é tão difícil dizer não?

A explicação não é simples. Contudo, díriamos que, fundamentalmente, é porque vivemos numa sociedade que, cada vez mais, premeia a falta de limites, a ausência de regra ou de respeito pela individualidade, pelo outro. Neste egocentrismo generalizado, vive-se o espaço individual, ultrapassando a fronteira do espaço do outro, num movimento onde se diluem valores, onde se desvaloriza a empatia e o próprio crescimento. É também por isto que assistimos a um número crescente de pequenos tiranos, capazes de monopolizar o território familiar, transformando a saga dos pais numa luta constante pela satisfação imediata das suas vontades. Pais à beira de um ataque de nervos, que, adotando com a melhor das intenções um modelo educativo liberal e permissivo, vêem-se fechados num ciclo vicioso onde não imperam as contrariedades.

As consequências destes "não ditos" são, por isso, muitas. Sem eles, a criança não desenvolve a capacidade de esperar, de tolerar e de encontrar em si ferramentas alternativas para enfrentar os desafios que lhe vão surgindo. O "não" é, na verdade, um "sim" ao crescer!

O Canto da Psicologia,

Dr.ª Joana Alves Ferreira
 

Sem comentários:

Enviar um comentário