terça-feira, 8 de novembro de 2016

O treino da moda...









O “TREINO DA MODA” - TREINO FUNCIONAL

Fala-se cada vez mais em Treino Funcional e o seu número de praticantes cresce a cada dia. Mas, o que é exactamente o Treino funcional? Força? Hipertrofia? Resistência? Apenas um treino? Semana sim, semana não? Um tipo de treino que necessariamente fuja à regra?

O treino funcional não é algo actual. Acredita-se, que os nossos antepassados já realizavam métodos projectados e específicos que pudessem aumentar a sua aptidão física com um objectivo específico: caçar, conseguir obter alimentos em locais de difícil acesso, construir as suas habitações, fugir de um perigo eminente. Portanto, apenas temos modificado o que já existe.

As funções vitais dos seres humanos podem ser compreendidas como as acções fundamentais para a vida e para a independência funcional. Segundo Evangelista e Macedo (2011), ser independentemente funcional é ter a capacidade e a habilidade de realizar as actividades simples do cotidiano com eficiência, autonomia e com baixo risco de lesões.

Assim, podemos definir o Treino Funcional como sendo um Método de Treino que visa desenvolver ou melhorar as várias componentes da aptidão física (Força, Potência, Resistência Muscular e Cardio-respiratória, Flexibilidade, Agilidade, Velocidade, Equilíbrio, Coordenação e Precisão), recorrendo à repetição de gestos que são habituais no nosso cotidiano (puxar, correr, saltar, agarrar, empurrar, torcer, etc.), trabalhando-os nos três planos anatómicos (sagital, frontal e transversal), e que combinados com técnicas e equipamentos (elásticos, pesos, bolas, caixas, cordas, etc.) induzirão um aumento na dificuldade de realização dos mesmos, promovendo assim novas adaptações, melhoria na sua execução e consequentemente tornarão esse indivíduo mais apto para ultrapassar as adversidades/obstáculos que possam surgir no dia a dia.

Este método de treino poderá ser aplicado a qualquer indivíduo, em qualquer idade, em qualquer circunstância, desde que devidamente adaptado à condição física de cada praticante, às suas necessidades, condicionantes e objectivos específicos, e respeitando sempre os Princípios do Treino ( Biológicos: sobrecarga, especificidade, reversibilidade e heterocronia; Metodológicos: continuidade, progressividade, ciclicidade, individualização, multilateralidade e relação óptima exercício/repouso; Pedagógicos: sistematização, actividade consciente, actividade apreensível, estabilidade).

Podemos concluir então, que o Treino Funcional, devidamente prescrito, é considerado uma excelente ferramenta de treino, já que, é aquele que objectiva o desenvolvimento integrado das capacidades físicas, promovendo a melhoria da habilidade e capacidade funcional para a realização das funções cotidianas e/ou desportivas com autonomia e segurança.


Dinis Anastácio
Exercise Physiologist and Personal Trainer
Advanced Health and Exercise Specialist – EQF Level 6
European Register of Exercise Professionals (EREPS)
Contacto: 962 683 291




Sem comentários:

Enviar um comentário