terça-feira, 13 de março de 2018

DÊ VIVAS À FELICIDADE, SENHOR TROLHA (Com um abraço e uma sande de torresmos para o André Gomes)









Ponto prévio já para aperitivo, senhor trolha: sabe, eu não conheço o André Gomes, mas conheço a vida de um futebolista - é meu trabalho acompanhá-la há 20 anos. Não a martirizo, não a glorifico, mas arredá-la dos afetos é impossível. Neste país onde pressão é acordar cedo, encarar durezas e sustentar famílias a troco de dez réis de mel coado, percebe-se que as glórias e desventuras de um jogador caiam na "insensibilidade" do cidadão que paga a eletricidade e gás mais caros da Europa, mas cada um de nós - os afortunados e os nem por isso - sabe que a felicidade nunca está no que se tem. O André teve sorte, já o sabe. Faz o que mais gosta e é bem pago por isso. Foi longe (sem juízos de valor, se não se importa), mas anda nos arredores do labirinto da depressão. Isola-se, não quer falar, sair ou jogar. É do Barcelona. É campeão da Europa. É infeliz.

Senhor trolha, ouça cá: sacuda com dignidade fidalga esse pó do fatinho de almeida; tire lá a carcófia negra das unhas; volte a apostar no Euromilhões que a fezada é boa amiga e eu até vou nessa consigo; entorne essas três minis e já agora arrote outras tantas para mostrar quem manda e rasgue lá esse sorriso: há alguém à sua espera no vale de lençóis e a certeza de que nada há como um dia depois do outro. A vida não é assim tão velhaca. Bom fado o seu. Podia ter jeito para jogar à bola, estar no Barcelona, ser rico e sentir-se um imenso nada, com medo do instante que se segue.

Até gente como o André dava tudo para estar aqui ao seu lado a beber um tintol carrascudo daquele que vem às postas para o copo e rir com as coisas simples disto que é andar por cá, com uma sande de torresmos para remate.
Felicidade pode ser isso.



FILIPE ALEXANDRE DIAS
O Canto da Psicologia




Sem comentários:

Enviar um comentário