quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Relação fraterna.. da rivalidade à cooperação...






Só mais recentemente é que a relação fraterna tem sido alvo de estudo, até aqui o foco foi sempre a relação dos pais com os filhos. Mas de facto, os estudos comprovam que a relação entre irmãos tem um grande impacto no desenvolvimento emocional e social enquanto adultos.

Existem vários fatores que influenciam e determinam a relação entre irmãos, desde a mais tenra idade. Um dos fatores está relacionado com as expectativas que a família tem acerca das características, competências e possibilidades de cada uma das crianças. Estas expectativas são determinantes na organização da fratria, na relação de poder entre irmãos, na função e papel de cada um.
Outro fator é a dinâmica familiar e modelo de relacionamento parental, que tende a ser reproduzido na relação entre irmãos.

A relação entre irmãos nunca é inteiramente fácil e isenta de conflitos. É uma relação ambivalente, de amor-ódio, mas que não é negativa no sentido que permite que as crianças não se sintam sozinhas e que aprendam a partilhar brinquedos, situações e emoções. A vida na fratria permite experenciar a socialização, influencia o ajustamento psicossocial como preparação para as futuras relações amorosas e com os pares.
Ter um irmão é um desafio para a criança. Força-a a lidar com situações e emoções que ajudam a desenvolver competências de resol
ução de problemas, negociação, autocontrolo, partilha e tolerância à frustração.

O que gera competição entre os irmãos é a necessidade de atenção dos pais. Os irmãos não se escolhem, podem ter personalidades diferentes mas têm a difícil tarefa de partilharem as duas pessoas que mais querem para si: os pais. Neste sentido, a rivalidade é uma situação natural.
É aqui que o papel dos pais é fundamental. O funcionamento saudável da família também depende do fortalecimento da relação fraterna. Os pais devem fomentar a qualidade do vinculo entre irmãos, incentivando o envolvimento, o respeito mútuo, a cooperação e a gestão de conflitos.

O que se pode fazer para diminuir a rivalidade?
- promover momentos de convívio que reforcem a união fraterna (por exemplo, jogos em que os irmãos pertençam à mesma equipa);

- valorizar as diferenças entre os irmãos, para que as crianças se sintam bem com as suas características e também elas aceitem as diferenças dos demais;

- nunca fazer comparações entre irmãos porque cada um tem a sua personalidade e as suas capacidades;

- quando surge um conflito, permitir que sejam eles a resolver. Se tiver de intervir, é importante a imparcialidade, sem procurar o culpado, incentivar a que expressem o que sentem relativamente à situação de conflito e que cheguem a estratégias de resolução;

- privilegiar os momentos em que existe interação positiva, elogiando a capacidade de partilharem brincadeiras.

Para que a rivalidade natural não se torne patológica, estes momentos de interações positivas, os momentos em que consigam partilhar brincadeiras de forma amistosa, são fundamentais. Qualquer filho quer ser o mais amado pelos pais. Quanto menos afeto percepcionarem por parte dos pais, mais rivalidade existirá entre irmãos.

A patologia surge quando se manifesta uma agressividade excessiva, a par de uma postura desafiante e de oposição. Quando o ciúme é excessivo, pode ser necessária a intervenção de um Psicólogo, assim como em situações em que os pais sintam que a rivalidade entre os seus filhos está a tomar proporções preocupantes.






Sem comentários:

Enviar um comentário