quarta-feira, 31 de julho de 2013





24 de Julho

Na semana passada não houve sessão. Quer dizer, haver até houve, eu é que não pude ir. Não sei como é que isto foi acontecer! Juro que não sei. Eu bem que tentei organizar-me, cronometrei o dia ao segundo, andei de um lado para o outro à laia de uma verdadeira estafeta! Mas a última quarta-feira foi uma loucura! Aliás, como todos os últimos dias – e talvez todos os que restam!

Agosto bate à porta e os processos que se acumularam disfarçadamente na minha secretária ganham  a forma de um gigante que me faz sentir quase engolida! Depois, são os prazos de última hora, as instituições públicas que entram em hibernação durante todo um mês que poderia ser de trabalho, mas que é de férias (COMO é que um país pode PARAR um mês INTEIRO? Como, se falamos em CRISE? Há coisas que me deixam indignada, mesmo de fazer-me chegar a mostarda ao nariz! Não há quem aguente um País de parasitas! E não vale a pena cair em ilusões! – Sim, Madalena, não vale a pena quereres contar com a boa-vontade da senhora das finanças ou do funcionário do tribunal... Vais ter de te desenrascar sozinha! É isso mesmo, mas, no fundo, já estás habituada!).

Voltando a quarta-feira: como tudo isto pois claro que não houve qualquer hipótese de ir à sessão, e o quanto me custou! Custou na medida em que avisei em cima da hora e percebi que a psicóloga estava já à minha espera... Ainda que conte pagar-lhe a sessão, obviamente! Foi o que acordámos logo no início, sobre as “faltas em cima do joelho”. Mas fiquei péssima de sentir que a fiz esperar em vão. E hoje questiono-me, será que está lá à minha espera? Será que percebeu que eu retomo hoje, quarta-feira, no horário habitual? Ela despediu-se pelo telefone com um “Até para a semana”, mas daí a não se ter confundido, sei lá... Devem ser imensos pacientes...

Pretendo desculpar-me pelo sucedido, mas ao mesmo tempo receio que não esteja lá ninguém para me receber. Ainda assim, vamos lá! Até porque, duas semanas sem lá ir parece-me demasiado. Não dei por isso no frenesim da semana passada, mas agora que me sinto esgotada pelo cansaço e pelas pressões que decidiram disparar de todos os lados, acho que estou mesmo a precisar de me sentir serena, num lugar que seja apenas meu, como aquele.

- Bom dia, Madalena!


Terminada a sessão, desloco-me, perdida entre tanta informação, como se a minha cabeça fosse uma daquelas “Slot Machines” que se encontra nos casinos, a piscar intermitentemente até que, no fim, mas mesmo só no fim, aparece uma espécie de jackpot quando os itens se ligam entre si!

Isto porque, passo a explicar: a minha ausência, de acordo com a psicóloga, foi uma forma de lhe falar da minha zanga, essa que parece que nunca sai por lado nenhum e que até aqui, no MEU diário, é escrita entre parêntesis e dando nome de crise e de mostarda ao nariz ao que me aborrece! Talvez por isso me tenha lembrado durante a sessão da zanga que tive com o pai um destes dias, quando lhe pedi que fosse buscar os miúdos ao ATL e ele me respondeu que não poderia e que eu, adivinhe-se, teria que me desenrascar. Essa palavra que me remete para as ausências dele e para uma educação onde as pessoas não devem apenas não ser parasitas, como serem mouros de trabalho... dos outros! (Entretanto, pobre do tipo do tribunal e da senhora das finanças... Serviram lindamente ao que eu não queria ver, mas a minha zanga, pelos vistos, não é assim tanto com eles...).

E, mesmo para a despedida, lá saí com esta: “É curioso, porque hoje a Madalena trouxe o lado da exaustão, do cansaço, do desgaste... Na semana passada não se trouxe a si... Como se esse lado de uma Madalena que se sente “moura” dos outros se traduzi-se em qualquer coisa deste tipo: enche-se dos outros para se esvaziar de si, não concorda?”...

Encho-me dos outros, para me esvaziar de mim... Será que é assim?
Jackpot.


1 comentário:

  1. É muito interessante acompanhar esse processo terapêutico! Como às vezes me identifico com algumas falas e como, às vezes, uma fala fictícia clareia os nossos processos como pacientes! Tem sido muito legal acompanhar! Vai superando as minhas expectativas! Que bom que a Madalena veio hoje. :) Um abraço em toda a equipe.

    ResponderEliminar