quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Carta de uma criança que vai entrar na escola...










CARTA DE UMA CRIANÇA PEQUENA QUE VAI ENTRAR NA ESCOLA


Querida mamã,

No ano passado viste-me chorar quando me deixaste no jardim-de-infância e eu, demorei um ano inteiro para te perceber: também tens saudades minhas.

E agora que vou para a escola vejo-te preocupada e de olhar bicudo… mamã está tudo bem! Sim eu vou chorar, sim, também não vou querer lá ficar alguns dias, mas agora tenho a certeza que tens saudades minhas e isso conforta-me.

Também estou preocupada mamã. Também fico com o olhar bicudo. O desconhecido é sempre uma aventura, e eu tenho esse nome algures no meu cartão de cidadão especial. Digo-te mamã, está tudo bem. Vou ter dúvidas e receios, vou sentir-me triste e com medo mas agora sei mamã que tu tens saudades minhas e isso motiva-me.

Vou aprender e descobrir, vou ter novos amigos e outros adultos e vou conhecer a palavra “curiosidade”. Não é que eu já não a conheça, mas agora vou experimentá-la. E quando me quiseres perguntar como foi o dia, diz “Qual foi a melhor coisa que te aconteceu hoje na escola?” e eu vou responder-te, de sorriso aberto que foi ter a certeza que tu tens saudades minhas, apesar de usar outras palavras e isso tranquiliza-me.

E se algum desses dias, provavelmente o primeiro, me refugiar nas tuas costas e te abraçar ao contrário, não precisas de me dizer nada. Abraça-me de frente e deixa-me ficar só um bocadinho enrolada como se fosses um cobertor: o teu cheiro dá-me a certeza de que vais ter saudades minhas e isso segura-me.

Porque ter saudades de alguém é pertencer e eu pertenço-te e porque pertencer-te não significa que sou tua mas que me amas… em todos os dias da escola, os fáceis e os difíceis, eu vou ter a certeza de que há um coração gigante para o qual vou sempre voltar e que o amor não se mede, ponto. É infinitos e mais e mais e mais…


Drª Lúcia Paço
O Canto da Psicologia





Sem comentários:

Enviar um comentário