terça-feira, 22 de junho de 2021

Cancro e exercício físico...

 



Investigadores na área do tratamento do cancro, estudou durante vários anos alguns milhares de pacientes com a doença. O que estes investigadores fizeram, foi perceber o impacto que o exercício físico teve antes e após os casos positivos de cancro. As conclusões foram claras: mostraram que os doentes que treinavam regularmente antes e após a doença, tiveram um risco de morte mais baixo do que doentes que não treinavam. Doentes que treinavam mais de três vezes por semana, tinham uma esperança de sobrevida até 40% superior a doentes sedentários. A maior associação entre o exercício e a redução do risco de morte foi comprovado em vários tipos de cancro: mama, ovários, próstata, cólon, pele.

Já em 2021, saiu um novo estudo com mais de 600 pacientes com vários tipos de cancro e em que se procurou encontrar alguma associação entre o cancro e a inclusão de sessões de exercício durante os tratamentos. Os resultados demonstraram novamente que a inclusão de rotinas de exercício em doentes com cancro se mostra benéfica em doses moderadas.

Estes resultados continuam a mostrar-nos a importância do exercício físico como um dos pilares fundamentais para a qualidade de vida e longevidade no ser humano.

Bons treinos

Hugo Silva

Instagram: hugo_silva_coach

-Licenciatura Educação Física/Especialização Treino Personalizado
-Pós-Graduação em Marketing do Fitness 
-Pós-Graduando em Strength and Conditioning
-Director Técnico ginásio Lisboa Racket Centre


Sem comentários:

Enviar um comentário