terça-feira, 30 de agosto de 2016

Entre o que posso e o que não devo...








A IMPORTÂNCIA DE UMA CORRETA AVALIAÇÃO ANTES DE PRESCREVER EXERCÍCIO

Sendo cada vez maior o número de pessoas a iniciarem a prática de actividade física e tendo em conta que muitos Profissionais prescrevem treinos sem realizar qualquer tipo de avaliação, sinto a necessidade de abordar o tema e alertar a população para a extrema importância de uma Avaliação correta e minuciosa.

Destacar, em primeiro lugar, a necessidade de seleccionar um Profissional do Exercício Físico que tenha uma formação académica superior e a respetiva cédula profissional.
Alguma vez se questionou se o seu “Treinador/Personal Trainer” está devidamente qualificado para a Avaliação e Prescrição de Treino? Estando a falar da sua Saúde, se por exemplo, lhe surge uma dor de dentes procurará um Dentista, então se pretende iniciar atividade física  deverá procurar um Especialista do Exercício devidamente qualificado.

Um bom Profissional do Exercício deverá ser capaz de realizar uma correta avaliação antes de prescrever um plano de treino. Avaliação essa, que deverá consistir, não apenas nos convencionais registos de peso, perímetros ou percentagens de massa gorda e magra, mas acima de tudo numa correta análise da Capacidade Funcional do cliente, incluindo testes de Aptidão Cárdio-Respiratória, de Força, de Flexibilidade, de Mobilidade Articular, de Equilíbrio e Coordenação.


Atendendo aos aspectos anteriormente mencionados, o que esperar de uma sessão inicial de Personal Training?
Que procure identificar os seus objectivos pessoais, de modo a optimizar os seus treinos; que avalie o seu estado de saúde, de forma simples e segura e que permita ao Personal Trainer detectar qualquer problema físico ou psíquico, por forma a diminuir o risco de lesões que possam impedi-lo de continuar a prática de atividade física ou que possam colocar em risco a sua saúde e, se necessário, fazer o devido encaminhamento para o profissional adequado (Ortopedista, Nutricionista, Psicólogo, etc.).

Exemplificando, uma pessoa com Protusão dos Ombros (ombros anteriorizados), devido a uma atividade laboral associada a muitas horas sentado, ao computador ou outros fatores, deverá orientar o bom Profissional do Exercício a enfatizar exercícios que promovam o fortalecimento da musculatura posterior do ombro e região dorsal, bem como exercícios de alongamento da região peitoral e anterior dos ombros, por forma a reduzir encurtamentos, e que permitirão uma boa correção postural.

Apenas realizando uma avaliação precisa e tendo em consideração todos estes aspectos, poderemos afirmar que estamos perante um bom Profissional do Exercício e que este estará apto para prescrever então o plano de treino.
É a sua Saúde que está em ‘jogo’, logo deverá fazer uma minuciosa e cuidada selecção, de modo a que consiga alcançar os seus objetivos de forma segura.


Dinis Anastácio
Fisiologista do Exercício e Personal Trainer
Telem: 962 683 291
dinisanastacio@hotmail.com 



Sem comentários:

Enviar um comentário