terça-feira, 27 de setembro de 2016

Entre a mente e o físico...








Com o regresso às aulas surge a necessidade de sensibilizar os pais para a importância de incluir o Desporto na rotina das crianças e adolescentes, não só como estratégia para combater o sedentarismo mas também para melhorar o seu desempenho escolar.
Com base nas definições do American College of Sports Medicine (ACSM) vamos primeiro esclarecer três importantes conceitos que frequentemente se confundem.

A Actividade Física define-se como a realização de qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, e que aumenta o dispêndio de energia no nosso organismo.

Bem diferente é o conceito de Exercício Físico que, é um tipo de actividade física que consiste na realização de movimentos corporais planeados, estruturados e repetitivos, de forma a aprimorar ou preservar uma ou mais componentes da aptidão física.

Já o Desporto, é um sistema complexo de acções motoras, cujo objectivo é a superação máxima e inclui regras e competição.

Todos conhecemos de um modo geral os benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais da actividade física, como por exemplo, a melhoria da condição cardio-respiratória (que conduz a uma melhor oxigenação cerebral e consequente melhoria na atenção e concentração) , o aumento da massa muscular e perda de massa gorda, a correcção postural, a melhoria na auto-estima (pela alteração da imagem corporal), a sensação de bem estar e felicidade (provocada pela libertação no sangue das hormonas Dopamina e Serotonina), a redução do stress e ansiedade (conseguida pela diminuição da concentração sanguínea da hormona Cortisol), o convívio social e a sensação de integração e pertença a um grupo.

O Desporto, pelo seu carácter competitivo e de superação, além de todos estes benefícios acrescenta os factores auto disciplina, rigor e a implementação de metas e objectivos, que a curto/médio ou longo prazo são transferidos para o âmbito escolar, encorajando assim as crianças e jovens a perseguirem nos estudos o mesmo sucesso e prestígio alcançados a nível desportivo e, fazendo-os acreditar que é possível concretizar todos os objectivos a que se propuserem.

Para que o desporto tenha este efeito positivo é de realçar a importância de um espírito de competição saudável e adequado a faixa etária e fase de crescimento, mas também ao papel essencial da criança ou jovem na selecção da modalidade desportiva que mais lhe agrade ou com a qual mais se identifique, não permitindo que os desejos dos pais prevaleçam sobre as escolhas dos filhos.

Deixo ainda um alerta para aqueles pais que julgam ser a melhor opção a de castigar os filhos privando-os da prática desportiva, já que existem inúmeros estudos científicos que corroboram a importância das actividades desportivas extracurriculares no desempenho escolar.


A Actividade Física e o Exercício Físico são também importantes no desenvolvimento da criança, contudo pretendo salientar que as características próprias inerentes ao Desporto têm grande impacto no sucesso escolar devido ao transfer do atleta para o estudante.



Dinis Anastácio
Exercise Physiologist and Personal Trainer
Advanced Health and Exercise Specialist – EQF Level 6
European Register of Exercise Professionals (EREPS)
Contacto: 962 683 291
E-mail: fitforlife-he@outlook.com 


Sem comentários:

Enviar um comentário