terça-feira, 13 de setembro de 2016

Entre o computador, consola e Tv a guerra continua...







TECNOLOGIA E SEDENTARISMO EM CRIANÇAS E ADOLESCENDES

Na sequência da “Era do Boom Tecnológico”, vivemos num mundo onde a cada minuto aumentam as opções que prendem miúdos e graúdos ao computador, ao telemóvel, à consola ou à televisão, e na maioria das vezes acomodados em posturas incorrectas.
Pela enorme quantidade de tempo ‘presos’ aos videojogos, às conversas nas redes sociais ou à televisão, as consequências são muito mais alarmantes do que aparentam à primeira vista.

Além da evidente inactividade física que acarreta,  que conduz em larga escala ao excesso de peso e obesidade infantil e em adolescentes e a todas as patologias associadas a essa condição, sejam a Diabetes, as doenças osteoarticulares ou as alterações no crescimento, a baixa auto-estima, assistimos à exacerbação  de quadros de Ansiedade ou até mesmo de Depressão, e por último, mas não menos importante, às incorrectas posturas que podem condicionar o normal desenvolvimento físico e originam graves alterações na coluna (ex.: Escoliose; inversão da curvatura cervical originando frequente tensão e dores de cabeça), que poderão acompanhá-los para o resto da vida.
Perante este cenário, o que poderão e deverão fazer os pais para vencer a guerra contra a tecnologia?

Em primeiro lugar quero salientar a importância da consciencialização dos filhos para este problema, em segundo para a necessidade de dar exemplos saudáveis e, por fim,  para a liberdade de escolha que lhes deve ser dada, apresentando várias alternativas saudáveis, e responsabilizando-os pelos seus actos e pela sua própria saúde.
Por exemplo, se for seguro, incentivá-los a irem para a escola a pé ou de bicicleta, em lugar da monótona viagem de carro; limitar o tempo despendido no computador ou telemóvel a um máximo de 2 horas diárias e propor diferentes actividades desportivas e/ou de lazer ao ar livre para que escolham a que mais lhes agrade.







Deverá ter sempre em mente que os filhos seguem o exemplo dos pais, por isso procure realizar essas actividades com eles e não apenas ‘obrigá-los’ a executarem-nas como ordens. Além dos benefícios da actividade na saúde física proporcionar-vos-á momentos únicos em família, que irão promover a interacção com a natureza,  sensações de relaxamento e bem estar e um desenvolvimento físico e psicológico muito mais saudável, que certamente se irá repercutir positivamente no desempenho escolar dos seus filhos.




Dinis Anastácio
Fisiologista do Exercício e Personal Trainer
Telem: 962 683 291
fitforlife-he@outlook.com




Sem comentários:

Enviar um comentário