terça-feira, 25 de outubro de 2016

Músculos para que te quero...







IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DO TREINO DE FORÇA



Muitos são os que têm uma ideia errada sobre o Treino de Força, associando-o de imediato à imagem de homens e mulheres extremamente musculados. Neste texto pretendo desmistificar o conceito de Treino de Força e dar a conhecer alguns dos principais benefícios da sua inclusão, de forma equilibrada e regular, na sua rotina de treino.

Em primeiro lugar é preciso clarificar que para conseguir ter um corpo muito musculado é extremamente difícil e necessita-se para tal, um enorme rigor e disciplina no que concerne à rotina de treino e a um regime alimentar muito específico e cuidado. O Culturismo é uma modalidade de competição de escala mundial e, como qualquer outra, requer anos de prática e dedicação.

Para que possamos compreender os benefícios deste tipo de treino, devemos antes saber o que é a Força Muscular e como a podemos desenvolver.

Força Muscular é a energia produzida pela contracção dos músculos esqueléticos ao tentarem mover, ou suster, uma resistência mecânica ou o peso corporal, por forma a imprimir movimento ao nosso corpo e a dar suporte ao nosso esqueleto.

A Força Muscular manifesta-se de várias formas, de modo a poder realizar as funções acima indicadas. São elas:
- Força Máxima, é a capacidade de produzir o valor mais elevado de força contra uma resistência inamovível, independentemente do factor tempo;
- Força Rápida, é a capacidade de produzir o máximo valor de força num tempo reduzido;
- Força Reactiva, é a capacidade de produzir o máximo valor de força concêntrica após uma acção excêntrica ( Ciclo Muscular Alongamento-Encurtamento);
- Força de Resistência, é a capacidade de manter o valor de força num tempo prolongado.

O Treino de Força, conhecido popularmente como Musculação, é uma forma de exercício contra resistência, praticado normalmente em ginásios, para desenvolvimento dos músculos esqueléticos. Utiliza a Força da Gravidade (com barras, halteres ou o próprio peso corporal) e a Resistência (gerada por equipamentos, elásticos ou manualmente, para opor forças aos músculos que, por sua vez, devem gerar força contrária).
Esta forma de treino físico é utilizada com fins atléticos (para melhorar o desempenho e a performance), estéticos (como o aumento do volume muscular e diminuição da massa gorda) e para a saúde (auxiliando no combate a diversas doenças como por exemplo  nos sistemas muscular, ósseo, metabólico, cardio-respiratório, etc.).
A lei do uso e do desuso encaixa perfeitamente na dinâmica e actividade que damos aos nossos músculos. Se não exercitarmos o nosso corpo, os nossos músculos, como parte integrante de todos os nossos sistemas, atrofiarão e em consequência, todas as estruturas e órgãos por eles envolvidos e protegidos, enfraquecerão, conduzindo e acelerando o processo de fragilidade física associado ao avanço da idade.





De entre os benefícios do Treino de Força na nossa saúde, podemos destacar:

A nível Físico:
- Melhoria na composição corporal (aumento de massa muscular e diminuição da massa gorda);
- Maior suporte e estabilidade osteoarticular, ajudando na correcção postural;
- Retarda o processo de Sarcopenia (perda de massa muscular associada ao avanço da idade, que acelera e agrava as afecções osteoarticulares devido ao aumento da instabilidade e leva a uma maior propensão para as quedas);
- Previne a Osteopenia e Osteoporose (diminuição da densidade óssea que conduz ao risco acrescido de fracturas), devido ao estímulo constante e regular de forças de tração sobre os ligamentos, tendões e o próprio osso;
- Regulação hormonal e metabólica, auxiliando no combate da Obesidade e da Diabetes;
- Melhoria na Aptidão Cardio-respiratória (o aumento do volume muscular gera um aumento na rede capilar sanguínea que por sua vez se traduz numa melhor oxigenação dos tecidos celulares, à maior eficácia do sistema vascular e menor esforço cardíaco e respiratório, essencial por exemplo para o controle a Insuficiência Cardíaca ou a Asma);

A nível Mental e Emocional:
- Promove sensações de bem-estar associadas ao aumento dos níveis de hormonas como a Dopamina e a Serotonina e à diminuição da concentração dos níveis de Cortisol (apelidada de Hormona do Stress e da Ansiedade);
- Melhoria da auto-estima e promoção da auto-confiança, pela sensação de superação e crença nas suas próprias capacidades.

A nível Social:
- Promove a interacção e integração social, em qualquer faixa etária;
- Previne o isolamento e o aparecimento de doenças como a Depressão ou a Ansiedade.

Assim, em qualquer idade e fase das nossas vidas, é crucial a prática regular de uma actividade física que englobe não só o treino aeróbio mas também o trabalho de desenvolvimento da força muscular.


Dinis Anastácio
Exercise Physiologist and Personal Trainer
Advanced Health and Exercise Specialist – EQF Level 6
European Register of Exercise Professionals (EREPS)
Contacto: 962 683 291


Sem comentários:

Enviar um comentário