terça-feira, 11 de outubro de 2016

Ser ou não ser, fisicamente activo...






Muito se especula sobre o que é, Ser Fisicamente Activo. Constantemente ouvimos respostas como, “Faço caminhadas de 2 horas quase todos os dias”, “Consigo correr 1 hora na passadeira” ou “O importante é fazer musculação”, entre tantas outras.
Temos ao nosso dispor inúmeros estudos epidemiológicos e diversas fontes que nos podem ajudar a clarificar esta pertinente questão, e ao longo deste texto irei apresentar alguns dados intrigantes a cerca do sedentarismo, bem como algumas recomendações para a prática de actividade física.

Segundo Clarket al. (2011), num estudo que incluiu mais de 5700 Americanos, concluiu que mais de 8h de um dia são passadas em comportamento sedentário.
Já em 2012, Batista, et al. mostrou que esse valor em Portugal é ainda superior, com cerca de 9h diárias de tempo sedentário. A situação agrava-se quando consideramos pessoas idosas.
Em ambos estudos, a recolha de dados foi realizada através de Acelerometria.
Recentes investigações científicas sugerem que, as pessoas que passam mais tempo sentadas têm um risco acrescido de doença, mesmo que cumpram as recomendações para a prática de actividade física.

Em geral, na Europa os homens praticam mais exercício físico do que as mulheres. Este facto, é particularmente evidente no grupo etário dos 15 aos 24 anos, verificando-se uma proporção de 74% para 55%,respectivamente. Com o aumento da idade existe uma tendência para diminuir a quantidade de actividade física regular, constatando-se que 71% das mulheres e 70% dos homens acima dos 55 anos nunca, ou raramente, praticam desporto ou exercício físico.

Os países do norte da Europa são os mais activos fisicamente, sendo a Suécia, a Dinamarca e a Finlândia os mais activos , em contraste com Portugal, Roménia e Itália que são os menos activos fisicamente.

A razão mais comum para a prática de actividade física ou desporto é a melhoria do estado de saúde (62%). Outra popular razão é a melhoria da aptidão física (40%), para se sentir relaxado (36%) e por satisfação (30%).

Estes dados foram obtidos através do Eurobarómetro 2014, e podemos concluir que Portugal se encontra entre os menos activos fisicamente.
A Organização Mundial da Saúde estabelece um conjunto de objectivos pelos quais se determina se um indivíduo é ou não fisicamente activo.
Para crianças dos 5 aos 17 anos considera que, devem acumular 60 minutos de actividade física diária a uma intensidade moderada a vigorosa. Tudo o que seja acima dos 60 minutos de actividade física diária, trará benefícios adicionais para a saúde. Grande parte deste tempo deverá ser ocupado com actividade física aeróbia e incorporar actividade física vigorosa, pelo menos 3 vezes por semana, que inclua actividades para aumentar a força muscular, flexibilidade e densidade óssea.

Já os adultos, devem realizar pelo menos 150 minutos  semanais de actividade física aeróbia de intensidade moderada ou pelo menos 75 minutos semanais de actividade física aeróbia de intensidade vigorosa, ou uma combinação equivalente  de uma actividade de intensidade moderada a vigorosa. A actividade aeróbia deverá ser realizada em séries de pelo menos 10 minutos de duração. Para obter benefícios adicionais na saúde, os adultos deverão aumentar a sua actividade física aeróbia de intensidade moderada para 300 minutos semanais ou realizar 150 minutos semanais de actividade física aeróbia de intensidade vigorosa. As actividades de desenvolvimento de força muscular deverão envolver grandes grupos musculares e ser realizadas 2 ou mais dias por semana. Em idosos ou adultos com pouca mobilidade, além das anteriores recomendações, devem realizar actividades que permitam desenvolver o equilíbrio, em 3 ou mais dias na semana, no sentido de prevenir as quedas.

Existem outras entidades, igualmente importantes, que apresentam recomendações semelhantes para a prática de actividade física, tais como a American College of Sports Medicine (ACSM), que apresenta a opção de realizar sessões de 30-60 minutos de exercício de intensidade moderada, 5 dias por semana, ou 20-60 minutos de exercício a uma intensidade vigorosa, 3 dias por semana (ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription, Eighth Edition).

A contagem de passos diários, é uma ferramenta útil, de simples aplicação, bastante prática e que podem monitorizar facilmente através de um Podómetro. Permitir-vos-á assegurar o nível mínimo para que se considerem fisicamente activos.

Tudor-Locke et al. 2011, apresenta discriminadamente, segundo os critérios Idade e Género, a quantidade mínima exacta de passos diários que nos colocam na categoria de Fisicamente Activos ou Inactivos.





Perante estes dados interrogue-se: sou, ou não, fisicamente activo? 


Dinis Anastácio
Exercise Physiologist and Personal Trainer
Advanced Health and Exercise Specialist – EQF Level 6
European Register of Exercise Professionals (EREPS)
Contacto: 962 683 291



Sem comentários:

Enviar um comentário