sexta-feira, 14 de junho de 2013


 No rescaldo de uma almoçarada de arromba, que preparou o estomago para uma noite de santos populares, este palato vinha babado … quase espumando de paixão por aquilo que definiu assim:
 “Foi como deitar-me numa cama de algodão que afinal era um empadão! 
Deitei-me e … regalei-me e não queria mais de lá sair … 
é incrível como há pequenas coisas que nos aconchegam tanto!”

Este palato…este palato…envolveu-nos com pormenores que sentímos na língua…
 
Quando a saudade apertou e os amigos finalmente chegaram com o bronze e sotaque de outras terras, não havia nada como recebê-los com um almoçarão. O empadão era garantido mas…permaneceu um certo mistério sobre o que cobririam aqueles “edredões” amarelos de puro sabor!

Em tons rosados arranjaram-se uns peitinhos de frango bem temperados à ponta dos dedos, cortadinhos em tiras generosas, que logo ganharam um rubor muito próprio com um refogado no wook.

A farinheira já cozia com tempo e atenção para não rebentar. Depois de cozinhado o frango foi grosseiramente picado na "1,2,3" com quatro rodelas de chouriço. Retomou o Wook com o tomate pelado, com o corte da acidez por uma colher de açúcar, e acrescentou-se a farinheira sem pele. Envolveu-se o preparado com tons quentes sem faltar as raspas de lima e manjerona.

Os espinafres finamente escaldados lançaram-se numa pequena frigideira à parte, acompanhados de alhos picados e minúsculos pedaços de mozarela.

As natas de soja deram o um toque de suavidade e com um pouco de leite  incorporaram todos os ingredientes. O puré já feito, com as rugas de uma tradição de todas as avós e mães, tinha cheiro a noz moscada, ovo e limão.

O denso puré sem grumos virou edredom na primeira camada sobre o tabuleiro e fez a cama para receber o recheio do wook. Colocou-se uma ténue camada de broa tostada ralada toscamente. E posto o segredo foi tempo de o esconder com outra camada de edredom igual à primeira.

Levou-se ao forno a corar por um tempo que deixou a salivar quem não tirava os olhos do vidro e serviu-se num difícil silêncio expectante. O resto??? Bom o resto já se sabe foi…hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!


Sem comentários:

Enviar um comentário