terça-feira, 7 de novembro de 2017

O Magnésio das nossas vidas...






Provavelmente estou a repetir algo que já lhe disseram inúmeras vezes, mas nunca é demais: o magnésio é muito importante na nossa saúde!

Porquê?

O magnésio é um mineral que pese embora precisemos em baixas quantidades torna-se fundamental no nosso organismo.
Está presente em centenas de processos bioquímicos.

Diz-se na brincadeira que para quase todos os desequilíbrios e patologias podemos ter sempre o magnésio como solução. Não é bem assim, mas não anda muito longe da verdade.

Vejamos aprofundadamente:

1.     A nível neurológico participa na formação de serotonina, que tem diversas aplicações: depressão, ansiedade, controlo do humor, controlo do apetite.

2.     No controlo da glicemia tem especial importância, o magnésio ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina. Mormente em casos de excesso de peso ou insulinoresistência é normal haver perdas de magnésio ou défice do mesmo.

3.     A nível ósseo, o magnésio tem papel de destaque na absorção de cálcio. É essencial a sua presença. Não é estranho que quase todos os suplementos de cálcio no mercado tenham magnésio na sua constituição.

Para além de controlar o magnésio nas suas análises de rotina pode averiguar se tem os seguintes sintomas: cãibras, dores de cabeça, cravings, vontade de comer açúcares, cansaço, ansiedade... são tudo sintomas de possível falta de magnésio.

Aposte nos alimentos ricos em magnésio: à Vegetais de folha verde escura (brócolos, couves, agrião, etc.), sementes de abóbora, frutos secos oleaginosos (ex.: amêndoa)

E mantenha-se saudável...



Júlio de Castro Soares
Nutricionista
Tlm.: 962524966

Sem comentários:

Enviar um comentário