sábado, 21 de setembro de 2013

Terapia do Palato

Maw Broon's - CookBook

Depois de uma ausência na sessão anterior o nosso palato atrevido voltou, confessando uma semana de dieta básica para repor os devaneios das férias. Resistiu ao pecado da gula que o manteve em "retiro do paladar" por uns dias, algures entre os legumes e vegetais, bem no fim da rota dos grelhados. 
Foi então possível encontrar  tempo para se engordar a mente, através de um comer com os olhos que só os palatos mais regrados conseguem cumprir.





Nesta sessão o nosso palato visivelmente revigorado sustentava no colo uma espécie de "bíblia caseira", como um pedaço de si em formato papel que se contém e protege de todas as ameaças e olhares indiscretos. 






Um diário secreto de receitas escocesas onde o olhar se perde entre pedaços de receitas de embalagens de farinha, tiras de banda desenha "so british" e apontamentos escritos a várias mãos.

Entre a pertinência do sotaque presumido, e fortalecido na coroa, e as voltas e contra-voltas de um gaélico matreiro cozem-se pratos, apuram-se garfos e afiam-se facas. 

Numa verdadeira "bíblia gastronómica" podemos converter-nos às sopas
encorpadas, carnes de caça, tartes salgadas, aos peixes das águas geladas, pudins, geleias, sem esquecer os molhos densos e espessos.

E não poderia faltar o cuidado atento sobre os olhos que nela podem crescer, esta "bíblia" apoia os devotos na conversão das medidas e unidades traduzidas e ajustadas ao conhecimento da cada crente.

Vale a pena vasculhar...este palato rendeu-se e você?

Boa Sessão

P.S. - O gaélico impele a uma ajuda extra de um bom dicionário!

Sem comentários:

Enviar um comentário