terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Entre as minhas e as dietas de toda a gente...








Um dos grandes mistérios à volta das dietas prende-se com o insucesso em manter a mesma durante muito tempo.
Não existe uma resposta óbvia mas, existem explicações possíveis.

As excepções
Muitas pessoas justificam as excepções como o grande problema para não conseguir obter resultados. A excepção é sobrevalorizada! Vamos imaginar que tem uma rotina típica e que faz 5 refeições por dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche e jantar) e que todos as semanas tem um jantar farto ao sábado à noite com os amigos e que ao domingo ao almoço com a família. Significa que fez 2 refeições erradas num total semanal de 42 refeições. Fazendo as contas quer dizer que falhou em 5% das refeições.
Ainda acha que o problema é desses 5% ou dos 95% restantes que acha que está a fazer impecavelmente?

A dieta
Um dos maiores problemas é a crença de que lendo bastante na Internet sobre dietas e nutrição que consegue levar a cabo uma dieta. Muitas vezes corre mal ou a determinado ponto vai sempre correr mal. Porquê?
Vamos imaginar que a comunidade científica afirmava que a “dieta da maruca” era a perfeita para perder massa gorda. Eu diria sempre que podia resultar ou não. Porquê?
Nunca nos devemos esquecer que uma dieta é individual e que, se tentamos fazer uma dieta que é genérica para todos, então significa que não é adaptada para si: horários, quantidades, distribuição de macronutrientes, análises clínicas, entre outros, são diferentes de pessoa para pessoa, como uma impressão digital.

Suplementos milagrosos
A minha tensão arterial mantém-se calma quando me dizem que tomam suplementos para perda de peso porque sei que eles não matam e regra geral não fazem mal à saúde. Mas não se iluda: não existem suplementos com eficácia significativa na perda de massa gorda que justifiquem pagar mais por eles do que pela consulta.

A minha consulta é que é
Esqueça, eu não vou dizer isso. A minha consulta simplesmente tem ferramentas que permite individualizar o plano e tratar dos desvios detectados, depois de analisar as ferramentas e interpretar o que elas nos dizem.  A partir daí é seguir o plano e pensar na regra dos 95%. Vá estamos no pós-saldos 90%...

Peço desculpa não há dieta dos 3 saltos ou, do pé coxinho ou mesmo do Strostsky.

É mesmo a dieta do eu e é feita ao momento!

Júlio de Castro Soares
Nutricionista
Tlm.: 962524966



Sem comentários:

Enviar um comentário