terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Ombros para que te quero...






A saúde do seu Ombro


Nos dias que correm, é cada vez mais frequente depararmos no ginásio com pessoas que sofrem de omalgia(dor no ombro). Mas para melhor entendermos o porquê desses sintomas e o que pode estar na origem dos mesmos, importa perceber um pouco da anatomia e fisiologia do ombro.

O ombro é uma articulação complexa que liga a cintura escapular ao membro superior. É formado por quatro articulações, glenoumeral, acromioclavicular, esternoclavicular e escápulo-toráxica, e por um complexo de músculos. Os setes músculos da cintura escapular asseguram a ligação entre a cintura escapular e o úmero: Deltóide, Subescapular, Coraco-Braquial, Grande Redondo, Supraespinhoso, Infraespinho e Pequeno Redondo.
Muitas vezes a causa de omalgia está associada a desequilíbrios musculares entre os músculos rotadores internos do braço (Deltóide Anterior, Grande Dorsal, Grande Peitoral, Grande Redondo e Subescapular) e os rotadores externos do braço (Deltóide Posterior, Infraespinhoso e Pequeno Redondo). Numa primeira análise podemos verificar que os rotadores internos do braço são mais numerosos e mais fortes do que os rotadores externos. Esta diferença agudiza-se, na maior parte das pessoas, devido ao predomínio da prática de ações de empurrar e de lançar em relação às ações de puxar. Isto também se verifica em atletas que realizam gestos desportivos que estão associados à respectiva modalidade que praticam, se adicionarmos a isto a intensa e repetida solicitação dos músculos rotadores internos do braço, é natural que se acentue ainda mais o desequilíbrio entre esses poderosos músculos e os seus antagonistas, que são responsáveis por desacelerar o movimento durante a fase de terminação, através de uma ação excêntrica(Gowan et al., 1987; Pezarat-Correia et al., 2005a; Escamilla & Andrews, 2009)

Importa saber qual o rácio de força ideal entre os músculos rotadores internos do braço e rotadores externos do braço?
Segundo Alderink e Kuck, o rácio de força ideal entre os músculos rotadores internos do braço e rotadores externos é entre 66% e 75%, isto traduz do ponto de vista teórico um equilíbrio muscular adequado.

Shoulder Injury Prevention at CHASE Training Academy

Tendo em conta a grande incidência de lesões no ombro, devido sobretudo a instabilidade articular, aos incorrectos padrões de movimento e desequilíbrios musculares,  considerei essencial propor a abertura de uma aula de Shoulder Injury Prevention (SIP), na CHASE Training Academy, centro de treino onde trabalho atualmente como Coach e Personal Trainer, a possibilidade de poderem realizar um trabalho específico e devidamente orientado no sentido de prevenir essas mesmas lesões, tornando-nos pioneiros na criação de uma aula específica para tal.
Em 2017, terão ao vosso dispor duas aulas semanais de SIP,  que  decorrerão à segunda e quinta-feira.
Esta aula destina-se a qualquer pessoa (sócios/atletas) e visa potenciar o fortalecimento de todo o Complexo do Ombro, recorrendo a exercícios específicos direcionados a ativar de forma correta todos os músculos que de algum modo atuam sobre as várias articulações do ombro e que, além de movimento, lhe proporcionam estabilidade, nomeadamente os músculos rotadores externos do braço, que dificilmente os conseguimos trabalhar de forma isolada e equilibrada durante os WOD's.

A aula SIP, como o próprio nome indica, ser-vos-á útil para evitar as tão incidentes lesões no ombro. Na qualidade de Fisiologista do Exercício, através de uma cuidadosa selecção de exercícios, ajudar-vos-ei a detectar desequilíbrios musculares e potenciais mecanismos de lesão e, proporcionar-vos-ei as ferramentas necessárias para que os possam corrigir, evitando assim o aparecimento de lesões ou o agravamento das já existentes.
Este trabalho é um excelente complemento e é essencial para que todos possam desenvolver uma boa estabilização do Complexo do Ombro e também, construir uma "ponte" com os exercícios que realizam durante os WOD's, que como bem sabemos, são de uma elevada exigência e requerem uma boa base e correcta técnica.
Assim, quero deixar o convite, aos que nunca realizaram esta aula, para que venham experimentar, e aos que já conhecem, relembrar para que continuem este tão importante trabalho.




Sugestões para um ombro saudável:
Manter um bom equilíbrio muscular entre rotadores internos e externos do braço;
Exercícios que promovam estabilidade dinâmica do ombro e coordenação intermuscular.
Fortalecer os músculos da coifa dos rotadores(Supraespinhoso, Infraespinhoso, Pequeno Redondo e Subescapular;
Selecionar exercícios que solicitem os músculos Trapézio Inferior, Trapézio Médio e Grande Dentado e minimizem a intervenção do Trapézio Superior;
Evitar exercícios como as elevações laterais com halteres e remada alta acima dos 90 graus.


Dinis Anastácio
Exercise Physiologist and Personal Trainer
Advanced Health and Exercise Specialist - EQF Level 6
European Register of Exercise Professionals (EREPS)
Contacto: 962 683 291



Sem comentários:

Enviar um comentário