quinta-feira, 4 de outubro de 2018

E quando se diz não há maternidade?







Nos dias de hoje, são cada vez mais as mulheres que decidem não ter filhos. Mas, se há um número que cresce e que se acentua, parece haver, no sentido contrário, uma sociedade que continua a exercer pressão sobre o assunto, como se tivesse ficado cristalizada no tempo.
Para muitos casais, o casamento acarreta, desde logo, a inevitável pergunta: e filhos, para quando? Mas não é apenas neste marco do ciclo vital que se materializa tal inquietação. Seja porque a idade avança, seja porque se entende que se está numa relação longa e estruturada, ou, ainda, por um conjunto de tantas outras razões em que se vai suportando este mito, há sempre alguém que levanta o assunto, muitas vezes, fazendo-o acompanhar de uma fantasia de que, para que não haja filhos, é porque há algo de errado com o casal. Bem sabemos que, muitas vezes, este tipo de pressão não é mais do que uma espécie de projeção no outro daquilo que é um ideal de vida para o próprio, mas, ainda assim, não deixa de funcionar como um fator de tensão para muitos casais na vivência da sua conjugalidade.  
            Se até aqui o tema já nos parece de alguma complexidade, mais se adensa quando se trata de um não redondo e assumido à maternidade. Aqui, o alvoroço parece instalar-se com perguntas avulso de toda a ordem: sobre o que é que está mal no relacionamento ou o que é que está mal com a mulher, sempre devidamente acompanhado pelo aviso velado “olha que depois é tarde” ou a palmadinha nas costas “vais ver que entretanto mudas de ideias”. Mas, será que muda? Ou, porque é que terá que mudar?
É como se houvesse uma espécie de condenação dirigida à mulher, assente no mito de que esta é a sua função – um pouco como na parábola “crescei e multiplicai-vos” - e, portanto, não querendo deliberadamente exercer esse papel, é como se ficasse qualquer coisa de fora, por completar.
Naturalmente que as razões que levam à decisão de querer ou não querer ser mãe serão muitas e, certamente, diferentes de mulher para mulher. É inequívoco que a emancipação da mulher e os progressos na saúde, nomeadamente com a massificação dos métodos contraceptivos, proporcionaram à mulher um lugar de maior autonomia, podendo experienciar uma relação mais livre com o seu corpo e com a sua sexualidade, bem como assumindo um papel social muito diferente do que era vivido pelas suas mães e avós.  Hoje, a mulher reivindica de forma mais contundente lugares profissionais, que outrora eram destinado a homens. Esta autonomia trouxe uma maior autenticidade na possibilidade de fazer escolhas e opções que se repercutem, também, na questão da maternidade. Contudo, parece ainda existir um preço a pagar quando a escolha foge aos parâmetros que se consideram normais. A conjugação destas mudanças mostram que a maternidade pode ser uma importante realização da mulher, mas não a única.

Embora este movimento de libertação do lugar da mulher seja um facto consumado, sabemos que é encarado de formas muito distintas nas diferentes camadas sociais e religiosas, encontrando algumas resistências pelo caminho.

Nesse sentido, é tão legítima a decisão de não ser mãe, como é a de ser. A mulher de hoje, pela facilidade no controlo da gravidez e por sustentar outros ideais que não se esgotam na maternidade, pode tranquilamente optar por não gerar um filho.


Dra. Joana Alves Ferreira



Sem comentários:

Enviar um comentário