quinta-feira, 29 de agosto de 2019

O meu animal de estimação...





Falámos a semana passada sobre o desenvolvimento da vinculação e a importância da mesma,  e esta semana trazemos o desenvolvimento de um outro tipo de relação de vinculação.
Cada vez mais, há uma grande parte da nossa sociedade sensibilizada e focada na valorização dos animais. Ao longo dos tempos, têm existido diversos movimentos no sentido de aumentar a adoção de animais, a diminuição do seu abandono, a não recusa dos animais de estimação em contexto de aluguer de habitações, a rejeição das touradas como entretenimento, entre outras. Encontramos este movimento desde partidos políticos a associações, passando por leis, campanhas de sensibilização, entre outras. Para muitos de nós, adultos, isto acaba por ser algo relacionado com o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais conscienciosa, apesar de ser um movimento recente. O grau de afetividade entre humanos e animais tem vindo a aumentar e cada vez mais eles são vistos como companheiros para a vida e menos como instrumentos: Portugal, país com tradição agrícola, poucos cavalos usa agora para arar! Portanto, se para os adultos de hoje em dia este movimento pode ser algo de novo, para as crianças estes movimentos acabam por ser quase inatos, na medida em que, se pensarmos bem, os animais estão sempre presentes nas suas vidas de forma algo diferente da dos seus pais ou avós: em vez de os terem como alimentação ou instrumentos agrícolas, a maioria das crianças de hoje em dia vêm desenhos animados que têm muitas vezes personagens animais, os brinquedos também serão um ursinho ou um cãozinho, as histórias lidas têm muitas vezes animais como protagonistas, com grande probabilidade terão um cão ou gato em casa… Existe, de facto, uma vivência diferente entre o homem e o animal que havia há 50 anos atrás.
Pensando a partir da nossa perspetiva, é certo que existem bastantes fatores na relação estabelecida entre a criança eo animal que muitas vezes nos passam despercebidos e que na correria da rotina acabamos por “desvalorizar”. Contudo, cada vez mais têm vindo a ser desenvolvidos estudos que nos mostram o potencial que esta relação pode ter no próprio desenvolvimento infantil, desde o desenvolvimento da linguagem (a emissão de ruídos), desenvolvimento da coordenação motora (segurar, tocar, fazer festas) e desenvolvimento psicológico e emocional (reciprocidade, respeito, confiança). Até do ponto de vista imunológico e alergológico, está mais que estudada a maior resistência de crianças que convivem com animais desde pequenas.
Através do desenvolvimento de uma relação próxima com um animal de estimação, as crianças desenvolvem umsentimento de segurança, confiança e coerência. Considerando que na base de qualquer relação o que encontramos é o afeto, isto fica ainda mais visível e claro nas relações entre os animais e as crianças, visto que estes não desenvolvem qualquer outro tipo de comunicação connosco. Esta relação poderá também demonstrar a capacidade da criança para estabelecer laços com outros quenão a mãe, o pai, os avós, os tios… estabelecendo então uma relação afetiva com um outro que não poderá ser recíproco na mesma moeda, mas que, não obstante, consegue transmitir afeto de maneira genuína. Há que lembrar que, em momentos de tensão ou de conflitos, que inevitavelmente acabam por existir em qualquer família, é absolutamente comum e natural que a criança recorra ao seu animal de estimação à procura de tranquilidade e de companheirismo. Aliás, este apoio é tão vasto e benéfico que existem muitos animais utilizados como auxiliares para terapias, como é o caso dos cães e dos cavalos, inclusivamente para crianças com patologias mais graves, como perturbações do espetro do autismo e paralisia cerebral.
Inerentemente, temos também o desenvolvimento de competências como a responsabilidade por um outro ser, visto que o animal de estimação precisa de ser alimentado, precisa de ir à rua (no caso do cão) ou de ver a sua caixa limpa (no caso do gato), e precisa de brincar e gastar energias. Estas experiências intrínsecas à existência de um animal de estimação em casa poderão conduzir, na criança, ao desenvolvimento da capacidade de não só perceber o que são as nossas necessidades individuais, como também a capacidade de perceber e identificar a existência de necessidades no outro, permitindo assim o desenvolvimento de competências do foro social: respeitar o espaço do nosso animal é respeitar os seus limites e, na realidade, garantirmos simultaneamente o seu bem-estar e o nosso, dado que ele, ao não saber falar, nos poderá demonstrar o seu desagrado de forma algo desconfortável – diga-se, através de uma dentadinha ou arranhadela!
Por fim, podemos pensar na parte menos agradável ou “bonita”, na medida em que os animais não vivem para sempre. No entanto, como ninguém vive para sempre, também daqui poderemos retirar uma aprendizagem mais transversal sobre a vida, o nascimento e a morte, o sofrimento, o cuidado… O que é certo é que, de uma forma geral, a vida é mais feliz com um animal de estimação. Estes tornam-se parte da nossa família e enriquecem-na todos os dias.

Drª Inês Lamares
O Canto da Psicologia



Sem comentários:

Enviar um comentário