terça-feira, 7 de julho de 2020

Retorno aos treinos com ou sem máscara?





Com o retorno aos treinos, muitas pessoas continuam a perguntar se é importante o uso de máscara durante a prática de exercício. Do ponto de vista de controlo da doença, risco de contágio, contenção da disseminação das partículas do vírus, sem dúvida que sim.

Particularmente no decorrer de um treino, com o aumento da frequência cardíaca e frequência ventilatória, a evidência mostra-nos que o uso de máscara acarreta uma diminuição da captação de oxigénio, originando alterações importantes a nível respiratório e cardiovascular. Acrescentando que, também a nível da própria temperatura corporal existem alterações importantes quando há o uso da máscara em esforço. As consequências mais visíveis da utilização de máscara em esforço são o aumento da fadiga, diminuição das trocas gasosas, tonturas, mal-estar, aumento da temperatura corporal e diminuição do rendimento desportivo.

Assim, se pretende voltar a treinar, certifique-se que o seu ginásio cumpre as normas de higiene e segurança de forma a poder voltar aos treinos de forma segura e sem receio de tirar a máscara durante o treino. Cuide-se, cuidando dos outros!

Bons treinos
Hugo Silva




Instagram: hugo_silva_coach
-Licenciatura Educação Física/Especialização Treino Personalizado
-Pós-Graduação em Marketing do Fitness 
-Pós-Graduando em Strength and Conditioning
-Director Técnico ginásio Lisboa Racket Centre





Sem comentários:

Publicar um comentário