terça-feira, 9 de maio de 2017

Nutrição e felicidade...








Existem inúmeros factores que podem condicionar o nosso bem estar e o nosso humor e a  nutrição é, claramente, um deles.

Todos nós reconhecemos que de uma maneira ou de outra a comida está associada às nossas emoções sejam elas positivas ou, negativas; culturalmente, celebramos sempre qualquer coisa à volta de uma mesa; emocionalmente, raras são as vezes em que não usamos a comida procurando nela um refúgio emocional, quase sempre consequência de um estado mais stressante ou inquietante no que toca a aspectos psicológicos!


E se também for ao contrário? A desnutrição poderá estar na origem de desequilíbrios emocionais e determinar o nosso humor? Parece que sim.

A Serotonina é uma hormona essencial para regular o nosso humor, bem estar e apetite. Chamemos-lhe a hormona da Felicidade.Como a podemos regular?



Existem duas formas, entre outras, de aumentar a  concentração desta hormona:
-A via mais eficaz e duradoura é pela ingestão de fontes ricas em triptofano, um aminoácido que se encontram muito no frango, perú, marisco; tem boas hipóteses de se  sentir mais ”feliz”. 
- Por outro lado existe uma forma "estimulante" para aumentar os níveis de serotonina: ingerir hidratos de carbono; esta elevação existirá mas importa que  tenha em conta que é um resultado temporária e rapidamente voltará a sentir vontade de "reinicidir" nos hidratos de carbono (pão, massas, bolos, bolachas). Lembre-se de ter sempre o "lema" do equilíbrio em mente...


Lembra-se da velha história da hora do lobo e da fome incontrolável? Se calhar está dentro deste padrão com potencial défice de triptofano e serotonina. Pense nisto!



Júlio de Castro Soares
Nutricionista
Tlm.: 962524966



Sem comentários:

Enviar um comentário