terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

De pequenino é que se torce a sardinha...




                                            De pequenino é que se torce a sardinha...

À primeira vista, num olhar deliciado e investido, todas as crianças são adoráveis e fantásticas mas, quando levam com o rótulo de “hiperactivas” parece que algo se altera ao nosso olhar.

Muito se pode e se tem falado sobre a causa desta situação clínica. Não encontro melhor termo para a descrever pois nem a comunidade científica parece estar certa de que se possa chamar verdadeiramente de patologia.

O certo é de que existem alguns comportamentos padrão: baixos níveis de concentração, alterações de humor, entre excitação e apatia, baixo rendimento escolar, entre outros.

Infelizmente quando já nada mais resulta, entre abordagem médica, pedopsiquiatra e afins, chega a Ritalina. Este fármaco parece ser  a solução mais rápida e final para quando já nada parece resultar no que toca ao dominar as "feras hiperactivas". Entre as contraindicações e a dependência criada indesejável pelo fármaco , começa-se agora a pensar e colocar outro tipo de hipóteses e possibilidades para se tentar solucionar  este tipo de problemática! 

Mais uma vez, ressalvo a importância da nutrição!

A suplementação com óleo de peixe parece em muitos casos ter resultados semelhantes à Ritalina. 1 a 2g de óleo de peixe parece ser uma estratégia acertada para obter uma boa dosagem do óleo essencial omega-3, devendo ser sempre ajustada caso a caso. Na alimentação podem-se apontar as opções alimentares ricas em omega-3.

Peixes gordos (cavala, sardinha, salmão, atum), sementes (linhaça) ou oleaginosas (nozes) são excelentes alimentos para um incremento significativo de omega-3 e melhorar a função cognitiva. Saliento a cavala e sardinha como peixes da nossa costa, são os ideais por serem peixes pescados em liberdade e no seu habitat natural ao contrário dos peixes de aquicultura, obtendo desta maneira um rácio de omega-3 assinalável.
Mesmo para vegetarianos podemos encontrar um substituto à altura do peixe com as algas. Já existem suplemento de omega-3 à base de algas.

Como comecei o texto, assim o termino: É de pequenino que se torce a sardinha... 

Júlio de Castro Soares





Sem comentários:

Enviar um comentário