terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Nutrição e Felicidade







Sabia que, existem inúmeros factores que podem condicionar o nosso bem estar e o nosso humor? E que a nutrição é claramente um deles?

Todos nós reconhecemos que de uma maneira ou de outra a comida está associada às nossas emoções, positivas e negativas; não será por acaso que culturalmente celebramos à volta da mesa ou vingamo-nos na comida como um refúgio de uma mau momento, de um desquilíbrio emocional.
E o contrário? Será que a desnutrição poderá estar na origem de desequilíbrios emocionais e determinar o nosso humor? É, parece que sim!

Vejamos, a Serotonina é uma hormona essencial para regular o nosso humor, bem estar e apetite. Chamemos-lhe a hormona da Felicidade; como a podemos regular?
Bom, entre outras, existem duas formas de poder aumentar a sua concentração. A via mais eficaz e duradoura é pela ingestão de fontes ricas em triptofano, um aminoácido. 
E onde se encontram estas fontes ricas? Por exemplo, no frango, peru, marisco, etc, acredite que tem boas hipóteses de se sentir mais feliz!

Mas, porque estas coisas da alimentação são mesmo assim e às vezes não nos facilitam a vida, existe uma outra forma de aumentar a serotonina, uma forma que aparentemente nos deixa mais saciados e que melhora o momento alimentar: os famosos hidratos de carbono! 

No entanto e apesar de ao ingerir estes componentes haver um aumento dos níveis de serotonina, esta elevação será meramente temporária e rapidamente voltaremos a sentir fome e uma enorme vontade de voltar a comer pão, massas, bolos e bolachas!
Lembra-se da velha história da hora do lobo e da fome incontrolável? Se calhar está dentro deste padrão com potencial défice de triptofano e serotonina.

Deixo-lhe mais uma pista para esta hormona da felicidade: se tiver exposição regular numa base diária, a luz solar estimula a produção de serotonina. 
Afinal, sempre parece haver por aí  algum fundamento quando muitos se sentem mais depressivos e em baixo em dias de chuva...


Aqui está mais uma razão pela qual gostamos tanto de sol!


Júlio de Castro Soares
Nutricionista


Sem comentários:

Enviar um comentário