terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Um sismo chamado açúcar...






Existem inúmeros factores que podem condicionar o nosso bem estar e o nosso humor.

Na semana passada vimos como a nutrição pode influenciar o nosso bem-estar... será que também a nossa energia ao longo do dia?

Vou jogar às adivinhas.

Já várias vezes a seguir a uma refeição (principalmente o almoço) sentiu uma moleza incrível e dava tudo por uma marquesa e 20 minutos para uma pausa no seu trabalho? Já se apercebeu que tem oscilações de humor e disposição para com os outros ao longo do dia? Sente que depois do almoço, sem café, não consegue manter-se produtivo e enérgico?





Este é um gráfico de um sismo mas podia ser perfeitamente adaptado para as oscilações dos seus níveis de açúcar no sangue, ao longo do dia.

Sempre que temos uma grande elevação de açúcar no sangue, sentimos aquele pico de energia incrível que nos faz sentir o Cristiano Ronaldo da zona. Mas não há bela sem senão e para grandes níveis de açúcar no sangue vem uma quantidade brutal de Insulina que faz baixar abruptamente e muitas vezes para níveis baixos, demasiado baixos a nossa energia.

Neste momento estamos a sentir uma fraqueza, aquela “pancada” pós refeição.

E não falo só de chocolate ou de um bolo enquanto causa provável desta fraqueza enquanto alimento clássico cheio de açúcar. Falo também  de massas, arroz, sumos, pão entre outros alimentos que não só pelo seu Índice Glicémico mas também pela quantidade ingerida podem causar este reboliço no nosso corpo. Lembre-se, o açúcar pode ser invisível mas ele está presente na maior parte dos alimentos que ingerimos....


Solução: experimente controlar os alimentos supracitados dando privilégio carne, peixe, ovos, sementes, oleaginosas, azeite, vegetais no seu prato. “The more, the better”.


Júlio de Castro Soares


Sem comentários:

Enviar um comentário