terça-feira, 9 de janeiro de 2018

O Novo Ano e as dietas ioiô!




Um dos grandes mistérios à volta das dietas prende-se com o insucesso em manter a mesma durante muito tempo. Não existe uma resposta óbvia, mas existem explicações possíveis.


As excepções!

Muitas pessoas justificam as excepções como o grande problema para não conseguir obter resultados. A excepção é sobrevalorizada! Vamos imaginar que tem uma rotina típica e que faz 5 refeições por dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche e jantar) e que todos as semanas tem um jantar farto ao sábado à noite com os amigos e ao domingo tem almoço com a família. Significa que fez 2 refeições erradas num total semanal de 42 refeições. Fazendo as contas quer dizer que falhou em 5% das refeições.
Ainda achas que o problema é desses 5% ou dos 95% restantes que acha que está a fazer impecavelmente?

A dieta!

Um dos maiores problemas é a crença de que lendo bastante na Internet sobre dietas e nutrição que consegue levar a cabo uma dieta. Corre mal mais tarde ou mais cedo. Porquê?
Vamos imaginar que a comunidade científica afirmava que a “dieta do ninho da andorinha” era a perfeita para perder massa gorda. Será? Digo Nim! Porquê?
Nunca nos devemos esquecer que uma dieta é individual e que, se tentamos fazer uma dieta que é genérica para todos, então significa que não é adaptada para si: horários, quantidades, distribuição de macronutrientes, análises clínicas, entre outros, são diferentes de pessoa para pessoa, como uma impressão digital.

Suplementos milagrosos!

A minha tensão arterial mantém-se calma quando me dizem que tomam suplementos para perda de peso porque sei que eles não matam e regra geral não fazem mal à saúde. Mas não se iluda: não existem suplementos com eficácia significativa na perda de massa gorda que justifique pagar mais por eles do que pela consulta.

A minha consulta é que é!

Esqueça, eu não vou dizer isso. A minha consulta simplesmente tem ferramentas que permite individualizar o plano e resolver os problemas identificados depois de analisar as ferramentas e interpretar o que elas nos dizem.  A partir daí é seguir o plano e pensar na regra dos 95%. Vá estamos no pós-saldos, 90%!


Lembre-se, os resultados obtêm-se do Ano novo ao Natal e não do Natal ao Ano Novo!



Júlio de Castro Soares
Nutricionista
Tlm.: 962524966




Sem comentários:

Enviar um comentário