terça-feira, 21 de abril de 2020

Diz-me como vai o teu sono e eu dir-te-ei que exercício físico precisas...





Continuamos por casa de quarentena e necessitamos de manter uma boa higiene física e mental. Processos de confinamento e de incerteza sobre o futuro, levam muitas vezes a uma desregulação de vários padrões físicos, entre os quais, o sono.

O sono influencia hábitos alimentares, peso, imunidade, metabolismo, etc. Noites mal dormidas durante dias consecutivos, fazem disparar níveis de cortisol, diminuir a hormona de crescimento, testosterona, além de aumentarem a resistência à insulina. Considerando isto tudo, a literatura reforça uma vez mais, que em períodos de isolamento, o treino de força quer seja feito com cargas externas ou apenas o peso corporal, tem um papel preponderante para ajudar a regular os níveis de sono, aumentando sensação de bem-estar, contribuindo para um sono mais profundo, diminuindo stress, ansiedade e ajudando na manutenção de um peso saudável.

O treino de força feito em casa pode e deve passar por exercícios básicos de movimento. Exercícios de empurrar, puxar, rodar, mudar de nível, ou seja, agachamentos, peso mortos, extensões de braços, elevações, press, etc. Optar também por treinos curtos e com pausas mais longas, quando os níveis de stress e ansiedade são elevados.

Caso não tenha experiência de treino, a melhor solução passa por procurar algum profissional de exercício que o ajude a começar a mexer-se em casa, tendo sempre em conta que não existem processos milagrosos. O treino contempla imensas variáveis, internas e externas, sendo que a consistência ao longo do tempo irá ditar uma melhoria na qualidade de vida.

Bons treinos
Hugo Silva



Instagram: hugo_silva_coach
-Licenciatura Educação Física/Especialização Treino Personalizado
-Pós-Graduação em Marketing do Fitness 
-Pós-Graduando em Strength and Conditioning
-Director Técnico ginásio Lisboa Racket Centre





Sem comentários:

Enviar um comentário