terça-feira, 28 de março de 2017

Dieta paleolítica...









É uma das dietas do momento.

Seja pela moda ou pelas redes sociais ou mesmo por alguma figuras públicas, tem vindo a despontar e a destacar-se na alimentação e nutrição.

Hoje quero explicar o que é e como se caracteriza. Vejo muitas discussões e concepções erradas sobre a mesma. Não fazer um juízo crítico ou de opinião, mas só descrever simplesmente o que ela é.

A Dieta do Paleolítico remete para uma era em que os nossos antepassados começaram a usar instrumentos de pedra e a saber manuseá-los. O homo habilis ao ter esta característica abriu um novo leque de opções alimentares recorrendo à caça e à pesca.

O que se comia?
Carne e peixe selvagens, ovos, insectos, legumes, frutas, frutos secos, raízes e tubérculos e sazonalmente mel; diversos alimentos como lácteos, cereais, leguminosas, óleos vegetais, açúcar e sal não existiam até muito recentemente (menos de 10000 anos atrás).


Um dos mitos recorrentes prende-se com a ideia que esta dieta é low carb (baixa em hidratos de carbono). Não é verdade!
Muitos dos povos dessa era ingeriam muitos hidratos de carbono, não através de frutas e legumes, mas acima de tudo sempre que tinham à disposição, inhame, batata doce, yuca entre outros. Recorde-se que estes antepassados já dominavam o fogo.

Outra concepção é que dieta seria baseadas em quantidades exageradas de proteína. Errado.
Sim ingeriam mais proteína do que estamos habituados, mas não em quantidades que fossem exageradas. Excepção a alguns povos como os esquimós que de facto pouco mais do que animais tinham à disposição para se alimentar.


Esta dieta não é só isto, é também um estilo de vida com muita actividade física, sono adequado, exposição solar e muita brincadeira.


Júlio de Castro Soares
Nutricionista
Tlm.: 962524966



Sem comentários:

Enviar um comentário