quarta-feira, 29 de maio de 2013



Dia 22 de Maio

Hoje, cheguei mais cedo. Questiono-me, ( já vou fazendo isso)porque será?  Não apanhei trânsito, é uma hipótese! Saí mais cedo, é outra! Mas ficou claro para mim que uma das regras deste processo é a pertinência de chegar exactamente a horas: nem antes, nem depois da hora estipulada… logo, estes dez minutos que antecedem o meu toque de campainha, a minha hora, estou por aqui na rua a divagar sobre a minha antecipação de hoje.

Esta última semana foi um pouco atípica, reconheço. Para além da confusão de processos no trabalho,  a minha irritante colega Maria, com a sua prepotência e arrogância constante, que me tira do sério,  o João, este meu filho adolescente com uns incansáveis 16 anos, levaram-me ao limite.

Estou aqui de um lado para o outro, a fazer tempo, neste compasso de espera que me irrita e que faz crescer em mim uma ansiedade desconhecida a este nível. Porque estou assim? Ainda a semana passada eu me questionava sobre estes meus “dizeres” a uma estranha! Hoje, aqui e agora, reconheço que me é necessário este espaço, este tempo. Amanhã não sei se sentirei isto mas, hoje, faz-me sentido. Preciso verbalizar o que me vai aqui dentro e que teima em me desgastar.

Detesto lembrar e olhar para a Madalena de ontem, aos gritos a discutir com o meu filho, descontrolada, a ver a Matilde com um ar terrivelmente assustado, como se o futuro dela, ao olhar o irmão, não fosse de todo, aliciante. Com os seus oito anos, ainda está longe da adolescência mas, o que viu ontem, para já, deve impedi-la de crescer… menos mal, fico tranquila para aquele lado… estas dores de crescimento deles, batem aqui ,nas minhas próprias dores de crescimento e, às vezes, não sei o que fazer com elas.

E depois vem o pai que, com aquele ar de defesa de macho, resolve devolver-me que talvez eu, euzinha, não esteja exactamente nos meus dias e, para finalizar em grande e deitar mais achas à fogueira que me consome, pergunta-me: não será que estás naqueles dias do mês? Merda!!!!! Mas ninguém entende, o que de facto se está a passar? NINGUÉM?!?!?!?!?!?!?

Raios, que nunca mais passam os minutos!!!! E será que ela me vai entender? Será que ela também me vai perguntar se “estou naqueles dias do mês”? Eu não me entendo, de facto!! O que se terá passado comigo ontem? É assim tão complicado o João ir ao aniversário do amigo lá para o Bairro Alto? É assim tão difícil aceitar que ele é um adolescente e como tal está a desafiar-se e a desafiar-nos??? Está a CRESCER, carambas!!!! Em contra partida parece que eu é que estou a decrescer!!!!!

Ah!!! Boa!!! Está na minha hora! Vou tocar!

Bom dia Madalena!

Bom, nem sei o que dizer destes últimos 50 minutos. Ainda vou aqui a remoer uma série de coisas que eu disse, que ela questionou e que me levaram a ir lá bem distante, bem distante, a uma adolescência que eu, já nem me lembrava de ter acontecido: a MINHA! 

Curioso… tantas coisas que estavam por aqui arrumadas e que já nem me lembrava: gargalhadas, risos, angústias, amores, medos, insatisfação, inquietude… e que fantástico conseguir dar nomes às coisas!!!  Aqueles meus tremeres constantes, quando alguém do sexo oposto me olhava e sorria e eu não sabia o que fazer com as minhas mãos: ponho atrás das costa, não? Nos bolsos das calças? Não, são demasiado justas para lá caberem e mais do que isso, tiram-me “o cenário”… que giro!!!!!  As desculpas inventadas aos meus pais! A cumplicidade da minha mãe às “mentirinhas” sem dano, que dava ao meu pai! Meu Deus!!!! Parece que foi há séculos!!!

Bom, e mais, fez-me sentido quando lhe disse, logo ao início, que hoje tinha chegado 10 minutos mais cedo e ela devolveu-me: -  Curioso, podemos pensar sobre isso! Mas, a sua vontade de vir cá hoje, é inquestionável, que lhe parece? 

Parece-me mesmo muito bem!!!  Bom, vou pensar um pouco mais na adolescência que eu já tinha esquecido…


Sem comentários:

Enviar um comentário